Vantagens de morar num condomínio

Vantagens de morar num condomínio

Com a pandemia do Covid-19, passamos valorizar mais o local onde vivemos e almejar lugares melhores para passar os dias dentro de casa. Por isso neste post, buscamos entender os benefícios de morar em um condomínio residencial em tempos de isolamento social.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Confira quais são as principais vantagens de morar num condomínio em tempos de isolamento social

O ano de 2021 começou com bastante esperança em relação ao fim da pandemia de Covid-19, iniciada em março de 2020. Com a chegada das tão esperadas vacinas, o mundo acreditou que era apenas uma questão de tempo até que todos estivéssemos imunizados contra a doença e que, com isso, pudéssemos voltar às nossas rotinas. Infelizmente, vimos que a situação ainda estava – e está – muito longe de ser resolvida.

Com o aumento de contágio ao redor do mundo, novas cepas do vírus foram descobertas em países como Reino Unido, África do Sul e Brasil. A situação logo ficou fora de controle em muitos lugares, o que obrigou governos de todos os cantos do planeta a decretarem novas medidas de distanciamento social e até de quarentena integral forçada – o chamado lockdown. Embora a vacinação avance, é consenso de que alguns meses ainda serão necessários até que tudo esteja sob controle novamente.

A pandemia também trouxe profundas mudanças em nosso estilo de vida. A adoção do novo normal, ao passarmos mais tempo em casa, nos levou a valorizar mais o local onde vivemos e a almejar lugares melhores para morar. Neste caso, consideramos esses lugares melhores como aqueles que nos proporcionam maior liberdade e um tempo ao ar livre. Neste sentido, os condomínios horizontais ganharam a preferência de inúmeras famílias.

Segundo dados da 1M2, por exemplo, o ano de 2020 foi de alta na procura por terrenos em loteamentos por todo o país. A empresa aumentou em 33% a quantidade de vendas em relação a 2019. Além disso, a busca pelos imóveis é quase sempre para moradia. Ou seja, mais de 60% dos usuários pretendem comprar o terreno para construir uma casa para se mudar.

Mas o que faz tanto as pessoas procurarem por condomínio horizontais e loteamentos durante este período que estamos vivendo. Neste post, buscamos entender certinho quais são os atributos mais valorizados pelos clientes em empreendimentos do tipo.

O que é um condomínio horizontal

vantagens de morar num condomínio
Vantagens de morar num condomínio: Residencial Imperial, em Jataí – GO

O condomínio horizontal é uma área, geralmente superior a 200 mil metros quadrados, com planejamento urbano definido e casas que seguem determinado padrão construtivo em relação à tamanho e regras de arquitetura. É basicamente um bairro planejado, que pode ser aberto ou fechado, ou seja, com livre acesso de visitantes ou com acesso controlado.

Por essas características, os condomínios horizontais, ou loteamentos (dependendo da lei em que se enquadram e das regras que seguem) estão situados em áreas distantes dos centros urbanos, mas com fácil acesso.

Este é um conceito de moradia muito comum nos EUA e que começou a ganhar força no Brasil a partir da década de 1970. Com o passar das décadas, o número de condomínios aumentou sensivelmente em todas as regiões em que se divide o mapa brasileiro. Somente a plataforma 1M2 possui empreendimentos disponíveis em 18 estados do Brasil.

A procura pelos condomínios leva em consideração a qualidade de vida que eles fornecem por meio de um amplo espaço para morar, opções de lazer, segurança, conveniência e contato com a natureza.

vantagens de morar num condomínio
Vantagens de morar num condomínio: área de lazer do Residencial Imperial

Espaço para morar

A migração para os condomínios horizontais, em boa parte, é feita pelas pessoas que antes moravam em apartamentos. Com a chegada da pandemia, a rotina nos imóveis verticais nos centros da cidade começou a ficar cansativa, com trabalho e estudo concentrado no mesmo lugar, e muito passaram a procurar uma casa em regiões mais afastadas.

De fato, uma das principais vantagens dos condomínios é a possibilidade de morar numa casa, geralmente maior do que qualquer apartamento, e com área externa para pelo menos um banho de sol diário. Para as famílias com crianças, ainda por cima, esta opção se tornou quase obrigatória. Afinal, a energia dos pequenos num apartamento pode ser desafiadora.

Além disso, as áreas de convívio dos empreendimentos acabam se tornando extensões das próprias casas – e uma caminhada na rua se torna bem mais frequente do que quando se mora num prédio.

Segurança

Em relação às pessoas que já moram em casas, mas não em condomínios, a principal vantagem desses empreendimentos é a segurança. Tanto o controle de acesso quanto o monitoramento da vizinhança 24 horas se tornam componentes importantes na hora de decidir pela mudança.

Hoje, infelizmente, as cidades brasileiras não possuem lugares onde podemos dizer que estamos seguros. A criminalidade no país é uma das maiores do mundo e a segurança se tornou quase uma obsessão de boa parte das famílias.

Com os condomínios fechados, este tipo de problema foi resolvido. As crianças podem brincar nas ruas à vontade, os vizinhos podem se encontras nas praças para conversar e todos podem passear sem medo pela área do empreendimento.

Contato com a natureza

Todos os condomínios, por lei, precisa destinar um espaço considerável de sua área como Área de Proteção Permanente – APP. Este território de mata nativa garante muito da qualidade de vida no local, preservando o verde e a fauna.

vantagens de morar num condomínio
Vantagens de morar num condomínio: urbanizadoras investem em áreas verdes nos espaços de convívio

Além disso, as principais urbanizadoras do mercado também investem em diversas áreas verdes opcionais em praças e parques dentro dos empreendimentos, garantindo assim lugares onde os moradores possam ter um contato ainda mais direto com a natureza. Em longo prazo, este contato se reflete em uma rotina menos estressante e mais prazerosa.

Lazer

Um dos pontos que foram mais afetados com a chegada da pandeia no Brasil e no mundo foi o lazer. de uma hora para outra, as pessoas pararam de poder sair para shoppings, bares, academias, cinemas e restaurantes. Até mesmo parques municipais e estaduais foram fechados para evitar a aglomeração de pessoas.

Num condomínio horizontal, no entanto, as opções de lazer se mantiveram. Com todos os cuidados necessários para dificultar a propagação da doença, estes empreendimentos contam em sua maioria com modernas estruturas para prática de esportes, exercícios físicos, diversão e relaxamento.

vantagens de morar num condomínio
Vantagens de morar num condomínio: espaços de lazer são diferenciais nos condomínios

A única diferença em relação ao que era antes, porém, está no controle do número de pessoas em cada ambiente, além de rígidos protocolos e comportamento e higienização. Apesar de ainda ser uma rotina estranha, ela possui uma grande vantagem em relação a ficar em casa o dia inteiro.

Resumindo as vantagens de morar num condomínio

Em relação a um apartamento, morar num condomínio nos permite ter mais espaço para os membros da família, áreas externas para banhos de sol e liberdade para caminhadas ao ar livre. Sobre uma casa de bairro, a principal vantagem é a segurança, que se reflete na convivência maior com os vizinhos e a possibilidades das crianças brincarem nas ruas, relembrando tempos antigos.

Outro grande ponto é o contato com a natureza, que influencia numa rotina mais tranquila e menos estressante. Por fim, as opções de lazer a poucos minutos de casa fazem uma grande diferença em tempos em que todos os tipos de diversões e entretenimento estão restritos.

vantagens de morar num condomínio
Vantagens de morar num condomínio: área comum do residencial Innovare, em Bragança Paulista

Como bons exemplos, condomínio fechado Innovare, projetado e desenvolvido pela Teriva Empreendimentos. O residencial possui 331 unidades, com média de 550 m2 cada. Além de todos os atributos de segurança de um condomínio do tipo, o Innovare também possui mais de 120 mil m2 de área verde e um clube completo de lazer, com campo de futebil churrasqueiras, quadras poliesportivas, piscina, salão de festas, academia, playground, sauna, ofurô e spa – tudo devidamente equipado e decorado.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2