Proteger a casa no frio

Proteger a casa do frio: saiba como

Com o uso da iluminação correta, os materiais de construção certos e a decoração adequada, é possível proteger a casa do frio. Veja as dicas!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Com o uso da iluminação correta, os materiais de construção certos e a decoração adequada, é possível proteger a casa do frio

Por ser um país muito grande, o Brasil é um daqueles lugares onde as quatro estações do ano, por mais parecidas e diferentes que possam ser, ocorrem no mesmo dia. Enquanto o Sul do país apresenta temperaturas negativas nas serras gaúcha e catarinense, o Norte supera a barreira dos 4O graus com frequência. Mas não só isso, a variação de temperatura é comum numa mesma localidade, o que é um desafio para arquitetos na hora de projetar uma casa. Já vimos aqui algumas opções de climatização para os dias mais quentes e, agora, vamos dar dicas de como proteger a casa do frio.

projeto casa frio
Proteger a casa do frio começa ainda na fase de projeto

O frio brasileiro

Ninguém discorda que o Brasil é um país tipicamente quente, com clima predominantemente tropical. Ocorre que, durante alguns meses do ano, com maior ou menor frequência, diversas frentes frias sobre do círculo polar antártico, atingindo o Brasil depois de passar por Argentina, Chile e Uruguai.

O impacto dessas frentes frias na temperatura varia de lugar para lugar. Nos estados do Centro-Oeste, por exemplo, normalmente há uma sequência de poucos dias de frio intenso, que rapidamente são sucedidos pelo calor habitual. Já em estados como Paraná e São Paulo, as temperaturas amenas e predominam durante boa parte do outono, inverno e primavera, principalmente na parte da noite.

Obviamente, nas regiões mais montanhosas o frio noturno é constante enquanto que no litoral ele quase não existe. Este é um conhecimento que o projetista da casa precisa ter na hora de fazer o desenho. Desta forma, ele já vai levar em consideração algum pontos.

Posição do sol

Nas regiões mais frias, o sol é um importante aliado para manter a casa aquecida. A diferença de uma parte da casa que recebe pouca luz para a que recebe muita é de vários graus de temperatura.

Curitibanos Eco Residence
Proteger a casa do frio: iluminação natural é uma ótima ferramenta para proteger a cada do frio

Mas existem alguns detalhes. O sol da tarde, por exemplo, costuma ser mais quente que o da manhã. Assim, os lotes poentes, aqueles com a frente voltada para o oeste, permanecem melhor aquecidos durante boa parte do dia.

Para aproveitar esta qualidade, uma boa tática são as paredes e tetos de vidro, que ocupam quase que a parece inteira, e dão um aspecto muito bonito para a casa. A estratégia também é muito usada em lotes em aclive, onde a frente do imóvel fica mais exposta.

Quando o terreno é voltado para o nascer do sol e em declive, é possível fazer as adaptações necessárias.

Material de construção

Alguns materiais são ótimos para isolar as temperaturas internas e externas. Arquitetos e engenheiros estão acostumados a se referir a isso como ‘inércia térmica’.

Materiais de construção
Proteger a casa do frio: invista em materiais de alta inércia térmica

Entre os materiais mais usados na construção civil, o que possui maior inércia térmica é o concreto. Ou seja, ele retém boa parte do calor entre os ambientes, facilitando o equilíbrio da temperatura. Quanto mais grossas essas paredes, melhor é a performance em preservar o local interno aquecido.

Curiosamente, a madeira, bastante utilizada em cabanas de inverno e casas de montanha é um material de baixa inercia térmica, assim como o gesso e o metal. Nestes casos, é recomendável o uso de isolantes térmicos, que protegem a superfície das paredes das baixas temperaturas. Por meio do isolamento térmico, a inércia térmica pode ser compensada ou até anulada.

Materiais para decoração

Manter a casa aquecida não é só uma tarefa da construção, mas também da decoração. Há vários tipos de peças que podem ser usadas para deixar os cômodos mais quentinhos.

Decoração
Proteger a casa do frio: decoração também ajuda a manter a casa aquecida

Para o chão, o melhor investimentos são os tapetes, de preferência os mais leves fáceis de limpar. O uso de carpete não é adequado pela dificuldade de higienização.

Para as paredes de vidro, é bom ter cortinas para usar durante a noite. Além de protegerem do resfriamento do vidro, garantem a privacidade dos moradores quando as luzes estiverem acesas.

Outra boa ideia é o uso de mantas para envolver os sofás, principalmente se eles forem de materiais semelhantes ao couro.

E, com o devido cuidado, é interessante espalhar velas pela casa. Ela são responsáveis por economizar energia da iluminação e, dependendo do tipo, também podem ser usadas para aromatizar os lugares.

Lareiras e aquecedores

É inegável que as lareiras fazem uma grande diferença na decoração de qualquer casa e também são ótimas ferramentas para enfrentar os dias e as noites mais frias. É preciso lembrar, porém, que elas serão pouco usadas. Isso porque lareiras costumam ser acesas em ocasiões especiais, como uma confraternização com os amigos ou a família durante o inverno.

proteger a casa do frio
Proteger a casa do frio: há diferentes tipos de lareiras e aquecedores que podem ser usados

Além disso, essas estruturas precisam sempre de um estoque de lenha, que ocupa bastante espaço e costuma acabar rápido. Outro ponto fraco é a limpeza complexa.

Por essas razões, as pessoas vêm substituindo as lareiras tradicionais pelas ecológicas, alimentadas a álcool e com tamanho bem reduzido. Essas peças também são bastante bonitas e dão um bom aspecto à sala.

Também é possível utilizar aquecedores elétricos, fixos ou móveis. Hoje, há uma infinidade desses aparelhos com os mais variados designs e tamanhos, feitos para se harmonizarem com a decoração dos cômodos.

Resumindo como proteger a casa do frio

Apesar de o Brasil não ser um país de temperaturas baixas, há certas regiões no país em que o frio está presente durante boa parte do ano, nem que seja só durante à noite. Por isso, investir em maneiras de proteger a casa do frio é uma boa opção para aumentar a sensação de conforto. Entre as técnicas mais utilizadas, estão:

Proteger a casa do frio: uma casa quentinha é muito mais aconchegante
  • Adequar a casa ao trajeto do sol durante o dia, com o uso de paredes e tetos de vidro.
  • Utilizar materiais de construção de maior inércia térmica, como o concreto.
  • Se utilizar materiais de baixa inércia térmica, como madeira, é importante que haja o uso de isolantes.
  • Investir em peças de decoração que deixem o ambiente mais quente, como mantas nos sofás, velas e cortinas.
  • Apostar em lareiras ecológicas e aquecedores elétricos, que são portáteis e de fácil manuseio.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2