Como fazer Home Office

Como montar um home office

Muitas empresas estão apostando no trabalho remoto, o que tem aumentado a necessidade de aprender como montar um escritório em casa, que vai muito além de um cômodo com decoração especial. Então se você quer saber como montar um home office simples e prático, esse post é para você!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Se existe uma certeza sobre a pandemia que atingiu o mundo desde o começo de 2020 é que ela trouxe diversas mudanças no comportamento e na rotina das pessoas. Uma das principais é a adoção do home office. É consenso entre os especialistas que, mesmo após o fim de toda essa situação, o trabalho em casa continuará sendo uma regra. Assim, surge a principal pergunta: como montar um home office.

Como montar um Home Office
Como montar um home office: algumas dicas são essenciais sobre como montar um home office

A primeira coisa que você deve ter em mente é a necessidade de criar um local onde possa haver concentração, sem distrações de qualquer natureza. É claro que quando falamos de trabalhar em casa, algumas coisas vão tirar sua atenção com mais frequência do que no escritório: a campainha que toca, o cachorro que late, os familiares que querem conversar. Tudo isso, no entanto, é amenizado quando existe um espaço adequado para o trabalho.

A seguir, elencamos alguns pontos essenciais para quem precisa desempenhar suas funções de casa e manter a produtividade. O bom é que, muitas vezes, essa produtividade pode ser ainda maior.

Escolha o lugar

Você não precisa transformar um lugar da sua casa específico para se transformar numa estação de trabalho, dispensando qualquer outra utilidade para ele. Muitas vezes, se você morar com muitas outras pessoas, isso nem é possível. Mas é essencial é que o lugar escolhido preencha os requisitos básicos para a atividade profissional.

Como montar um Home Office
Como montar um home office: local precisa ser bem escolhido para evitar distrações desnecessárias

Sendo assim, pode ser o quarto, a sala, uma dependência ou até mesmo uma varanda. É possível desde que qualquer um desses lugares tenha o básico: conforto, mas não muito. Afinal, estamos falando de trabalho.

E para se ter um local ideal, existem itens básicos

Tenha uma cadeira confortável

Não dá para pegar uma cadeira da mesa de jantar e usar para trabalhar. As funções das duas são completamente diferentes. Também não é possível ficar no sofá com o notebook no colo – ou mesmo que você tenha uma mesinha adaptada. O sofá é um local de descanso e não deve ser confundido com uma escrivaninha.

Uma cadeira de trabalho é feita uma cadeira de trabalho. É adaptável, é móvel e, mais importante de tudo, é feita para não agredir sua coluna, desde que você se sente da forma correta.

Como montar um Home Office
Como montar um home office: é preciso uma cadeira própria para o trabalho

Por isso, é bom investir numa cadeira. Existem vários modelos, dos mais baratos aos mais caros. Em relação à ergonomia, elas não variam tanto (a não ser que você compre uma cadeira gamer), o grande diferencial é a resistência. Como é algo de uso contínuo e prolongado, você deve se preocupar sim com a qualidade.

Use uma mesa decente

Assim como você não pode usar uma cadeira de jantar, a mesa onde você faz as refeições também não é o melhor o lugar para trabalhar o dia inteiro. E não é nem pela mesa em si. Ocorre que normalmente elas ficam em lugares não muito propícios para desempenho das atividades profissionais, com passagem frequente de pessoas, próximos a aparelhos de TV e de som e muita iluminação.

Por essa razão, você deve investir sim numa escrivaninha, que esteja adequada à sua altura, tenha pelo menos duas gavetas para você organizar sua papelada, e espaço suficiente para você movimentar seus braços e pernas enquanto trabalha.

Como montar um Home Office
Como montar um home office: evite usar a mesa de refeição

Além do mais, é a escrivaninha que vai dar um ar de escritório a qualquer ambiente da casa que você escolha para ser sua estação de trabalho. Por isso, além de escolher uma peça prática e confortável, é bom investir também numa que seja bonita.

Adapte a iluminação

Um dos pontos mais importantes na hora de montar o seu home office é a iluminação. Ela não tem que ser fraca nem forte, quente nem fria; ela precisa ser adequada. É essencial que o ambiente tenha um pouco de luz natural, uma luz geral que pode ser acionada durante a noite, uma luminária direcionada para suas atividades, de preferência com o luminosidade ajustável.

Como montar um Home Office
Como montar um home office: você precisa de um local bem iluminado, o que é diferente de muito iluminado

A iluminação é um dos componente que mais interfere a produtividade de uma pessoa. Neste sentido, talvez valha a pena investir em lâmpadas inteligentes, em que é possível regular tanto a intensidade quanto a temperatura, mesclando entre tonalidades mais excitantes ou relaxantes.

Mantenha tudo organizado

O grande problema de depender da sua casa para trabalhar é que ela fica bagunçada com facilidade. Nem sempre você é o único culpado por isso acontecer, mas com certeza é um dos responsáveis.

Frequentemente, a frustração de passar boa parte do dia trabalhando em casa acaba fazendo com que nos esqueçamos dos afazeres domésticos, como colocar tudo em ordem, ou simplesmente os evitemos. Contudo, é preciso que destinemos pelo menos 15 minutos do nosso tempo todos os dias ou, pelo menos, a cada dois dias, para organizemos a agenda, papeis e aparelhagem, dando um aspecto disciplinado ao lugar de trabalho e evitando que ele se torne mais um stress em nossa rotina.

Como montar um Home Office
Como montar um home office: organização é importante para evitar stress

A maneira certa de organizar as coisa depende de pessoa para pessoa.

Mantenha a postura

Quando estamos trabalhando de casa, é normal que relaxemos em relação à nossa postura corporal. Este é um erro imenso. Com passar do tempo, dores e perda de produtividade começam a aparecer. Por isso, além de disciplina, é preciso investir em objetos que tragam mais.

Entre os principais produtos que existem para este fim, estão o encosto removível para a lombar, que se encaixa ao escosto da cadeira, suporte para notebooks e tablets, suporte para punhos para se colocar no mousepaf e na frente do teclado, e suporte para os pés.

Como montar um Home Office
Como montar um home office: cuidado com a postura é o mais importante

Estes objetos ajudam a não sobrecarregar a coluna e a musculatura e também reduzem a sensação de cansaço.

Resumindo como montar um home office

Montar um home office não é difícil nem caro. O primeiro passo é escolher um local na casa, de preferência próximo a uma janela ou entrada de ar – e que seja sossegado do resto da rotina doméstica. Aquele local será destinado ao trabalho, mas precisa de melhorias, como uma cadeira confortável e propícia às atividades profissionais, uma escrivaninha organizada e iluminação adequada.

Também é preciso que você separe pelo menos 15 minutos do seu dia para manter este ambiente em ordem e evitar stress por conta da bagunça. Por fim, o mais importante é cuidar de sua saúde mantendo a postura. Para isso, existem diversos produtos no mercado.

Desta maneira, você está pronto para trabalhar de casa e fazer do sua função algo muito mais prazeroso.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2