Como economizar na decoração de casa

Como economizar na decoração de casa

Decorar a casa não precisa ser necessariamente uma missão cara. Veja algumas dicas para economizar na decoração da casa nova!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Você compra seu terreno, constroi sua casa e, quando vê, está sem dinheiro para fazer a decorá-la. Este é um problema sério e que é muito mais comum do que se imagina. Já mostramos aqui como organizar um bom orçamento para ter uma residência nova. Agora, queremos que você saiba como economizar na decoração de casa, com enfeites que darão a sua cara ao novo lar. Confira o passo a passo.

Consulte um decorador

Dia 30 de maio é Dia Nacional do Decorador, um profissional que vem ganhando cada vez mais importância nos dias atuais. Aliás, pode parecer conbtraditório falar para você economizar e, ao mesmo tempo, contratar um profissional para ajudá-lo a organizar as coisas em casa.

Como economizar na decoração
Como economizar na decoração de casa: a casa deve ter a sua cara, mesmo que seja pensada por um decorador

Mas é tudo uma questão de dosagem de expectativas. Você é quem deve guiar o decorador sobre como prefere a casa – e não o contrário. Além disso, antes de qualquer coisa, já estipule qual é o orçamento a ser reservado para para a decoração. Isso o ajudará a encontrar os móveis, adornos e enfeitas adequados para cada ambiente.

Pesquise bastante

Quando se fala em móveis, é importante se atentar para a qualidade do que você está comprando, de forma que o barato não saia caro. Por isso, pesquise as peças que você deseja no maior número de lojas e sites possível. Mais do que isso, procure avaliações dessas lojas e, se possível, das próprias peças. Existe uma imensidão de vídeos com reviews sobre móveis, eletrodomésticos e outras coisas no Youtube, assim como quase todas as lojas possuem atendimento no Reclame Aqui. O Google também uma boa ferramenta para descobri a impressão de usuários e compradores.

Quarto decorado
Como economizar na decoração de casa: pesquise bastante os móveis e peças que deseja

É sempre bom lembrar que as peças que recebem manejo constante, como cômodas, mesas e armários precisam ter uma qualidade superior, pois a chance de estragarem é muito maior.

Por outro lado, é possível economizar em móveis que servem quase que unicamente de enfeita, como mesas de centro e estantes. Tenha isso em mente na hora de comprar.

Visite brechós e leilões

Muitas vezes, é possível encontrar peças usadas de qualidade e estética muito superior a das peças vendidas em grandes varejistas. Estes móveis e enfeitas estão escondidos em brechós e casas de leilões. Felizmente, já existem diversas plataformas de venda on-line que permitem encontrar este tipo de produto de forma fácil e rápida.

Como economizar na decoração de casa: a peça dos seu sonhos pode estar em um brechó ou em uma casa de leilões

São desde os sites de e-commerce tradicionais, como Mercado Livre, Enjoei e OLX até portais que reúnem o portfólio de diversas casas de leilões pelo Brasil, como o LeilõesBR.

Em alguns casos, é possível até mesmo encontrar obras de arte únicas que darão muito mais requinte à sua casa.

Opte pelo estilo minimalista

Antigamente, era comum vermos as casas abarrotadas de coisas. Eram móveis grudados uns nos outros, peças de decoração disputando mínimos espaços nas mesma mesa, estante ou aparador e incontáveis quadros e tapetes forrando paredes e pisos.

Como economizar na decoração de casa: estilo minimalista permite deixar a casa mais organizada

Hoje, os conceitos são completamente diferentes. E, entre eles, o que mais ganhou força nos últimos anos foi o minimalismo. Neste modelo, os espaços livras ganham mais importância. A ideia é a composição harmônica e limpa do ambiente. Os móveis são posicionados a metros de distâncias e os enfeitas só estão onde é realmente necessário.

O visual mais clean traz tranqulidade ao morador e também permite que arrumação seja muito mais fácil, estando sempre em dia.

Confie nos espelhos

Quando não se tem dinheiro para comprar tudo, que tal ter tudo dobrado? Este é um dos efeitos principais que se tem ao posicionar espelhos estrategicamente pela casa. Além de aumentarem consideravelmente o ambiente, eles são aliados da iluminação na hora de valorizar alguns móveis.

Espelhos
Como economizar na decoração de casa: pelo espelho, tudo parece mais bonito

Os espelhos dão uma sensação de preenchimento e acabam chamando a atenção para si.

Por exemplo, vamos supor que você vá receber uma visita e esteja preocupado com a impressão que ela vai ter sobre sua casa. Perceba que ao chegar, o olhar dela se direciona muito mais para o espelho na parede da sala do que para a própria sala em si. Isso porque o vidro refletido chama a atenção para três aspectos: o próprio espelho como peça de decoração, uma visão externa sobre a composição do ambiente e como a própria pessoa interagem com aquela decoração.

Resumindo: a pessoa consegue ter uma visão muito melhor do lugar onde ela está inserida por meio do espelho e, ao mesmo tempo, ver o quão confortável ela está naquele lugar. E ainda vale lembrar que os espelhos de decoração são feitos especialmente para deixar tudo mais harmônico, inclusive deixando as pessoas mais finas. Ou seja, a sensação se olhar para eles é quase sempre boa.

Foque na iluminação

A luz natural é muito importante na composição de qualquer ambiente, pois ela traz consigo um bem-estar do qual a artificial é incapaz. Isso pode ser explicado pela nossa biologia. Por isso, mantenha sempre cortinas abertas quando for possível.

Iluminação
Como economizar na decoração de casa: iluminação natural e direcionada são importantes para valorizar os ambientes

No entanto, quando anoitece, é preciso que as luzes valorizem os cantos mais bonitos da casa. Por essa razão, o ponto central de iluminação está sendo cada vez menos usado. Em vez dele, as casas estão começando a utilizar luzes direcionadas, voltadas para locais específicos, como um carrinho de bebidas, uma aparador com um vaso de flores, uma lareira etc.

Assim, é possível investir na decoração de determinados lugares, que vão ganhar mais luz, e deixar os outros menos charmosos mais escuros. A diferença é evidente.

Resumindo

Mesmo se seu dinheiro acabou na hora que a casa foi construída, ainda é possível fazer uma decoração bem legal basta seguir certos passos:

Como economizar na decoração
Como economizar na decoração de casa: seis passos de como economizar na decoração

1- Consulte um decorador, mas deixe claro que ele deve seguir suas vontades e não você as dele.

2- Pesquise pelos seu móveis e peças de decoração no maior número de lugares possível, sempre se atentando à reputação das lojas e dos produtos.

3- Verifique brechós e casas de leilões para ver se a peça que você quer não está perdida por ali.

4 – Seja minimalista e, com menos peças pela casa. Assim, fica mais fácil manter o ambiente organizado.

5- Utilize espelhos, pois é sempre mais agradável ver o ambiente através deles.

6- Adote um estilo de iluminação direcionada, focada nas peças de sua preferência.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2