Melhor época para construir

Qual a melhor época para construir a sua casa

Além da importância de escolher bons materiais e profissionais, o clima é um item que influencia totalmente o andamento e a qualidade de execução de uma construção residencial. Saiba mais neste artigo.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Se você acompanha o nosso blog com frequência, já deve saber que damos dicas das mais variadas na hora de construir uma casa: como economizar na obra, fazer a casa parecer maior, aproveitar iluminação natural, construir piscinas e uma série de outras coisas. Mas um ponto que quase nunca é mencionado e que é motivo de muita dúvida: qual a melhor época para construir uma casa?

Não tem como dar uma resposta 100% correta sobre, já que, como tantas outras coisas, a construção é determinada pela sua saúde financeira, que por sua vez é determinada pela macroeconomia. Existem algumas dicas, porém, que você pode seguir para evitar surpresas e fazer com que o cronograma seja minimamente respeitado. Veja as principais orientações.

melhor época para construir
A melhor época para construir é a que tem planejamento

Faça o seu cronograma

Planejamento nunca é demais, pelo menos neste quesito. Por isso, antes de iniciar qualquer obra, você deve se reunir com os profissionais envolvidos, como arquiteto, engenheiro e empreiteiro, para estabelecer os prazos de construção. Se puder colocá-los no contrato de prestação de serviço, melhor ainda.

O cronograma deve ser factível e deve atender as necessidades de todos, respeitando possíveis imprevistos e levando em conta o bom senso. Não se engane com promessas milagrosas: uma obra leva tempo, e se você quiser que tudo fique de acordo com o planejado, a pressa é sua inimiga.

Prepare-se para os atrasos

Podemos dizer, sem medo de errar, que todas as obras demoram mais do que estava planejado. Mesmo que o processo progrida mais rápido do que o estava sendo imaginado no começo, em algum momento você esbarrará em pequenos detalhes que podem fazer sua mudança para o novo endereço levar mais tempo que o planejado.

Por isso, quando fizer seu cronograma de obra, juntamente com os profissionais qualificados para isso, programe um tempo maior, de 20% a 30% mais longo do que estava pensando anteriormente – e trabalhe psicologicamente com esta hipótese. Assim, muita irritação e frustração pode ser evitada.

Fuja do período de chuvas

Não é possível definir qual o mês do ano é melhor para construir no Brasil, pois o país é muito grande e possui muitos climas. Neste caso, podemos dizer que, se você morar no Sul, Sudeste ou Centro-Oeste, é melhor evitar fazer obras entre o fim e o começo do ano. Ao mesmo tempo, se você for do Nordeste ou do Norte, tente fugir do período entre junho e agosto.

Obras e chuvas são coisas que não combinam e, muitas vezes, dias inteiros de trabalho são perdidos porque São Pedro não colabora. Além de demorar mais, a obra também pode sair muito mais cara, já que muitos prestadores de serviço cobram por diária e não por entrega.

Outro fator é a umidade. Ela atrasa algumas etapas que são necessárias para o começo de outras, como cimentação, rejunte e pintura.

Mas embora o período de seca seja mais proveitoso, é preciso lembrar que qualquer construção se utiliza de bastante água e se ela ocorrer durante um período de racionamento, a conta também pode ficar muito salgada.

Evite período de festas

Os meses de dezembro e janeiro são os melhores apenas para o comércio de presentes e para o turismo. De resto, tudo fica mais demorado e mais caro. A grande quantidade de feriados, recessos de empresas, pessoas de férias e – não podemos esquecer – o calor dificultam muito o andamento de uma obra.

Há menos disponibilidade de materiais de construção no mercado, maior dificuldade de encontrar os profissionais, restrição de regras construtivas em condomínios, impossibilidade de resolver questões burocráticas com órgãos públicos e vários outros problemas que aniquilam qualquer cronograma.

Em razão disso, lembre-se de começar as execuções a partir de fevereiro – de preferência após o Carnaval – e terminar tudo ainda em novembro, pois o que fica para dezembro nunca termina a tempo.

Resumindo qual a melhor época para construir

Furadeira
Obras devem ser bem planejadas, mas sempre possuem atrasos

É quase impossível dizer qual a melhor época para construir. Seria mais fácil dizer, aliás, qual não é. De qualquer forma, todo cronograma de obra deve ser meticulosamente planejado. Lembre-se de seguir as recomendações adiante.

1- Reúna-se com os profissionais responsáveis pela obra e chegue a um acordo com eles sobre quanto tempo a construção deve levar. O prazo deve ser razoável para todos.

2- Prepare-se para atrasos. Todas as obras acabam levando mais tempo que o planejado. Um atraso de até 20% neste período é tolerável.

3- Evite que as obras ocorram em períodos de chuvas, pois dias de trabalho são perdidos e a umidade também atrasa etapas de construção ao evitar que cimento e tinta sequem rapidamente.

4- Tente não realizar suas obras no período de festas e férias entre dezembro e janeiro, pois todo o funcionamento da indústria e do comércio é afetado durante este período.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2