O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) cujos recursos são geridos pelo conselho curador da Caixa Econômica Federal, tem como objetivo, dentre outras opções, resolver o problema de moradia do trabalhador, podendo ser utilizado para compra de imóveis. Então, você deve estar se perguntando: Posso usar o FGTS para comprar um lote?
Em princípio, a utilização de seus recursos na aquisição de loteamento parece distante do objetivo principal, uma vez que a compra do lote por si não resolve imediatamente o problema habitacional do cidadão, visto que ainda existe todo o processo de construção a ser executado, o que pode levar meses ou anos, dependendo da disponibilidade financeira do beneficiário e todos os entraves burocráticos que envolvem uma construção por simples que seja.
Você pode gostar de: Qual o passo a passo para comprar um lote na 1M2?
Desta feita, o mercado aderiu à ideia de que os recursos do FGTS não podem ser utilizados na compra de lotes, uma vez que a sua aquisição não atende aos requisitos do programa idealizado pelo governo.
Mas nem tudo está perdido, uma vez que existe modalidade de financiamento onde o trabalhador pode comprar o lote atrelado a construção do imóvel, permitindo a utilização tanto do FGTS quanto de recursos oriundos de outras fontes.
Você pode gostar de: O que devo saber antes comprar um lote?
Nesta modalidade, o agente financeiro libera os recursos à medida que a obra avança, atingindo assim o objetivo do programa que é a efetiva construção da moradia que abrigará o trabalhador e sua família.
Por fim, vale lembrar que toda a operação requer prévia análise da instituição bancária, com envio de documentos de compradores, vendedores e principalmente do lote a ser financiado.
Aqui na 1M2, nós descomplicamos a sua experiência. Através da nossa plataforma você descobre mais sobre os empreendimentos, agenda uma visita e, ainda, pode simular o financiamento. Fique a um passo de ser dono do m² ideal, clique aqui e saiba mais.