Condomínios fechados são mais seguros:

Por que os condomínios fechados são mais seguros

Conheça algumas das soluções mais modernas que os empreendimentos vem usando para garantir segurança e tranquilidade dos moradores ao usufruir de todas as comodidades do condomínio.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Entenda quais são os sistemas de segurança utilizados e por que os condomínios fechados são seguros

Todos os anos, mais de 60 mil brasileiros perdem a vida de forma violenta. Isso sem falar nos inúmeros casos de roubos, furtos e diversos outros tipos de crimes dos quais os brasileiros são vítimas e sequer comunicam à polícia. Essa realidade tão triste fez com que cada vez mais as pessoas passassem a se esconder em casa atrás de muros altos e grades, formando a ideia geral na sociedade de que não são os criminosos os verdadeiros prisioneiros.

.

condomínios fechados são mais seguros
Condomínios fechados são mais seguros porque carregam diversos sistemas modernos com este fim

.

No entanto, o conceito de segurança residencial evoluiu muito nos últimos anos e ganhou novas fronteiras com o surgimento dos condomínios e loteamentos residenciais. Nesses lugares, onde a segurança é um dos pilares principais, a ideia é fazer com que as precauções e prevenções contra crimes sejam sentidas o mínimo possível pelos habitantes.

Neste post, listamos uma série de atributos que mais chamam a atenção quando falamos em segurança em condomínios fechados.

.

Tecnologia

O mercado imobiliário vem passando por diversas mudanças nas últimas décadas e principalmente nos últimos anos. Hoje, até mesmo a forma de comprar ou negociar um imóveis pode ser feita de forma totalmente digital.

Como não poderia ser diferente, a segurança esteve no topo dessas evoluções. Sistemas de monitoramento, alarmes, fechaduras eletrônicas e até controle de portaria via celular passou a ser empregado para garantir o bem-estar de todos na família.

.

condomínios fechados são mais seguros
Condomínios fechados são mais seguros: tecnologia tem um grande papel em tornar os condomínios fechados mais seguros

.

No caso dos loteamentos e condomínios fechados, a precauções surgem em dobro, pois esão presentes tanto nas áreas comuns como em cada unidade do residencial.

.

Controle de acesso

Uma das inovações que os condomínios e loteamentos trouxeram é o conceito de controle de acesso, tanto dos moradores como dos visitantes. No primeiro caso, foram implementadas tecnologias como reconhecimento facial e por meio de biometria para autorização da entrada. Também é possível a utilização de chaveiros com o tokens.

Já para os visitantes, a verificação pode ser feita de várias formas. A mais tradicional é com atendimento presencial de um controlador de acesso, contratado da empresa de segurança que presta serviço para a associação de moradores. Numa cabine blindada, ele pede alguns dados aos visitantes, como número do documento e detalhes sobre a visita, além de pedir autorização do morador para o acesso. Uma vez checada a identidade, a entrada é autorizada e o percurso do visitante é monitorado até a casa de destino, para se certificar de que ele está mesmo indo até o local que descreveu.

.

condomínios fechados são mais seguros
Condomínios fechados são mais seguros: controle de acesso é um dos pontos principais em segurança

.

Esta checagem também pode ser feita de diferentes maneiras. Há lugares onde o sistema de segurança coloca o próprio morador em contato com o visitante na portaria, por meio de videochamada, interfone ou ligação para o celular por meio da central de segurança.

Também há casos em que os prestadores de serviço não ficam presencialmente na portaria e acompanham tudo remotamente. Este conceito de portaria remota vem ganhando bastante força nos últimos anos.

Já quando o acesso é feito por meio de carros, além dos documentos dos visitantes, também é preciso a identificação do veículo através das placas. Nestes casos, recomenda-se aos moradores que forneçam os dados dos automóveis com antecedência para evitar desconfortos e demoras.

.

Rondas constantes

Um dos diferenciais dos condomínios e loteamentos é que eles contam com serviço de monitoramento humano ou automático 24 horas por dia. De modo tradicional, essa ronda é feita por uma equipe de profissionais ligados a uma empresa de segurança prestadora de serviço.

Recentemente, porém, começaram a surgir diferentes formas de manter a região sob vigilância. Uma delas está no uso de drones. Os aparelhos são controlados a partir de uma unidade dentro do residencial e captam imagens de todos os cantos do bairro de uma forma muito mais rápida, discreta e eficiente.

Um técnico em segurança analisa todas essas imagens em tempo real e consegue alertar a equipe, ou mesmo os moradores, caso perceba algo suspeito.

Em diversas ocasiões, as imagens também servem para identificar atos de vandalismo e quebra das regras de convivência.

Vale ressaltar, no entanto, que este monitoramento é feito apenas nas áreas comuns do condomínio. O drone não sobrevoa as residências, de modo a manter a privacidade dos moradores.

.

Vídeos analíticos

Por mais que as empresas de segurança possuema profissionais trinados para identificar qualquer risco ou ameaça, nós sabemos que toda atividade humana é sujeita a falhas. É por isso que entra em cena do chamado vídeo analítico (video analytics), com sua inteligência artificial.

Os vídeos analíticos estão programados para acionar alertas sempre que algo na imagem captada não parece normal. Pode ser um sinal de fogo, abandono de objetos estranhos ao lugar, movimentações suspeitas, corridas repentinas ou quaisquer outros tipos de situações que não estejam de acordo com um padrão esperado para aquela hora naquele local.

.

condomínios fechados são mais seguros
Condomínios fechados são mais seguros: vídeos analíticos identificam qualquer movimentação suspeita

.

Ao identificar uma situação com esta, o sistema emite um sinal para que o profissional de segurança faça a checagem remota ou presencial.

.

Redução de custos

Muitos dos sistemas listados como portarias remotas, vídeos analíticos e uso de drones pode parecer caros à primeira vista. Mas, na verdade, eles respondem por uma considerável redução de custos de segurança em um condomínio. Isso porque toda a operação fica otimizada, com menos pessoas e com baixa necessidade de manutenção.

Quase toda a operação está nas mãos de empresas especializadas em cada um dos processos., que conseguem minimizar os custos por meio de escala, já que prestam serviços para diferentes condomínios e companhias.

.

Vantagens

Todos esses aparatos de segurança permitem que a vida nos condomínios e loteamentos seja muito parecida com as vistas nos filmes norte-americanos, com casas sem muros, crianças brincando nas ruas, pessoas confraternizando ao ar livre e fazendo suas caminhadas ou corridas a qualquer hora do dia ou da noite.  

.

condomínios fechados são mais seguros
Condomínios fechados são mais seguros: a segurança dos condomínios permite que as crianças brinquem nas ruas em paz

.

Por mais que a expressão “condomínio fechado” possa dar a ideia de prisão que mencionamos lá no começo, morar num local assim na verdade significa ter a verdadeira experiência de liberdade que a violência urbana nos tirou.

.

Resumindo por que condomínios fechados são mais seguros

A segurança em condomínios fechados é garantida por meio de vários sistemas e conceitos empregados neste tipo de empreendimento, desde o controle de acesso inteligente, que pode ser feito de forma presencial ou remota, até as rondas pelo bairro, realizadas pela equipe de segurança por meio de drones.

Em nossa plataforma você pode analisar diversos condomínios que estão com lotes disponíveis para venda e que oferecem infraestrutura completa de segurança, como é o caso do Village Trindade na cidade de Goiânia-GO, e Relva De Prata Condomínio Dos Lagos situado na cidade de Jequitibá-MG. Ambos possuem portaria 24 horas com guarita para controle de acesso, câmeras de monitoramento e perímetro cercado por muros, tudo isso para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores ao usufruir de todas as comodidades do condomínio.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2