Morar perto da natureza

Morar perto da natureza: saiba os benefícios

Viver mais e melhor é o sonho de quem decide morar perto da natureza. Os benefícios são muitos, e se você está considerando mudar de vida e ser mais saudável através de uma morada com mais áreas verdes, este artigo é pra você!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Morar perto da natureza, numa região mais bucólica, é um sentimento com o qual as pessoas lidam de forma diferente durante a vida. Quem já tem este privilégio, ainda quando se é jovem, pode acreditar que bom mesmo é viver o agito da cidade grande, com tudo o que você quer a poucos minutos da sua casa. Conforme o tempo passa e a vida vai ficando mais sossegada, a vida familiar começa a ser prioridade e o verde começa a ser a cor mais atraente.

Morar perto da natureza
Morar perto da natureza traz muitas vantagens para a qualidade de vida

Com a chegada da pandemia em 2020 e a mudança drástica da rotina das pessoas, os centros urbanos passaram a ficar mais tristes. As opções de entretenimento ficaram mais raras e sair de casa passou a ser sinônimo de arriscar a própria saúde. Tal situação criou uma corrida em busca de imóveis em regiões mais afastadas, onde as matas são mais comuns, principalmente condomínios e loteamentos.

Para exemplificar melhor, veja neste post algumas vantagens de morar próximo à natureza e entenda porque cada vez mais pessoas buscam este estilo de vida, não tendo nenhuma vontade de voltar á rotina antiga.

.

Distância deixou de ser problema

A maior parte do trânsito das grandes cidades ocorre é regiões específicas dos centros urbanos, onde existe maior concentração de comércio, empresas e serviços. Significa dizer que não importa muito mais se sua casa fica a 5 km ou 30 km de onde você precisa ir; o tempo de deslocamento vai variar pouco.

Como boa parte do trabalho está sendo remoto, as pessoas preferem ficar então em regiões mais tranquilas, onde possuem mais espaço para relaxar e ter mais privacidade, tanto dentro como em volta de casa.

.

Saúde mental

Como não poderia ser diferente, a natureza tem um grande potencial terapêutico na vida das pessoas. Pessoas que tem mais contato com áreas verdes convivem com menos estresse e tem mais tempo para curtir os momentos simples da vida. São aqueles momentos olhando para o céu, para as árvores ao redor, ouvir os passarinhos cantarem ou se atentar nos diferentes insetos ou animais que não fazem mais visitas na cidade.

Morar perto da natureza
Morar perto da natureza: momentos felizes são mais frequentes

Essas horas de contemplação são naturais do ser humano, já que originalmente somos seres desenvolvidos em áreas rurais e, como boa parte dos outros seres vivos, gostamos de espaço e precisamos de uma troca constante com um ambiente de terra e vegetação.

.

Clima

Quando se está perto da natureza, não é só o clima psicológico que melhora, a temperatura também é muito mais agradável. Essa diferença é sentida principalmente nos dias de calor, em que a ausência de prédios e daquela floresta de concreto, substituída pela vegetação, deixa o tempo muito mais agradável.

Morar perto da natureza
Morar erto da natureza: clima é mais agradável que na cidade

A brisa fresca do fim da tarde é um dos momentos mais gostosos do dia e, a menos que você seja muito calorento, raramente vai precisar climatização artificial.

Também nos dias de frio, há vantagem, pois dificilmente terá vento canalizado e áreas muito sombreadas, onde a temperatura cai muito.

.

Incentivo para mexer o corpo

Quando se está numa área aberta, cercado de vegetação nativa, a vantagem de fazer uma caminhada ou uma corrida é bem maior do que a de encarar uma academia no centro das cidades. Muitos condomínios reservam praças destinadas para a ginástica, inclusive, com aparelhos ao ar livre.

Além disso, também é maior o estímulo para práticas esportivas de alta intensidade, como tênis, basquete, futebol e tantos outros esportes cuja estrutura está presente neste tipo de empreendimento.

Morar perto da natureza
Morar perto da natureza: é possível se exercitar ao ar livre e a ginástica fica mais prazerosa

O residencial Innovare, em Bragança Paulista, por exemplo, possui uma área de lazer completa, com espaços reservados para todas essas práticas esportivas e mais várias outras.

.

Pouco barulho

Nada de carros, ônibus, máquinas trabalhando, vai e vem de pessoas. Tudo isso se resume em menos ruídos irritantes. Perto do campo, os barulhos que predominam são dos pássaros e talvez de algumas cigarras – dependendo da região de da época do ano.

Morar perto da natureza
Morar perto da natureza: mais silêncio traz mais tranquilidade para resolver os problemas do dia a dia

O silêncio é componente essencial para a tranquilidade e para a manutenção da saúde mental, possibilitando momentos de meditação e reflexão.

.

Sem poluição

Diferentemente das grandes cidades, onde os rios estão imundos e o ar muitas vezes fica irrespirável, sobretudo no inverno, a vida perto da natureza significa a possibilidade ar puro para encher os pulmões e curtir lugares como a beira de rios, lagos e represas sem se preocupar com a sujeira.

Morar perto da natureza
Morar perto da natureza: nada de sujeira e poluição, tão comuns na cidade

No empreendimento Riviera de Santa Cristina, em Paranapanema, por exemplo, os moradores podem curtir a Represa do Jurumirim, uma das maiores mais belas do estado de São Paulo. Lá, as pessoas curtem a praia, andam de barco e de jet-ski, assim como praticam diversos esportes aquáticos.

.

Mais saúde

A ausência de stress, variações bruscas de temperatura, prática regular de exercícios, pouco barulho e – talvez um dos pontos principais – a ausência de poluição – se unem no bem maior de se morar perto da natureza: mais saúde física.

Morar perto da natureza
Morar perto da natureza: todos as vantagens de morar perto da natureza significam mais saúde

Isso tem ainda mais importância quando a pessoa já possui condições médicas pré-existentes, sejam respiratórios, cardíacos ou de qualquer outra origem, e necessita de cuidados redobrados.

Em geral, pode-se dizer que morar perto da natureza é chave para uma vida mais longa de com qualidade.

.

Resumindo

São muitas as vantagens de se morar perto da natureza em comparação a morar no meio da cidade grande, mas você pode listar as principais em:

Morar perto da natureza
Resumindo: perto da natureza, existe uma vida mais longa e prazerosa

Clima: temperatura mais amena e agradável

Saúde mental: Menos estresse e mais momentos de tranquilidade

Incentivo à atividade física: possibilidade de correr, caminhar e praticas esportes ao ar livre

Menos barulho: Ausência de ruídos irritantes, mais silêncio e oportunidades para meditação e reflexão interior.

Sem poluição: Ar puro e possibilidade de nadar em rios, lagos e represas

Mais saúde: Todos os componentes anteriores se juntam numa melhor qualidade de vida

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2