investir em terrenos

Por que investir em terrenos é uma boa opção

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Houve um tempo em que investir em terrenos era considerado o melhor investimento possível, já que as cidades estavam em franco crescimento horizontal. Depois, esta opção passou por alguns anos de baixa, pois as pessoas passaram a buscar mais os apartamentos, que já traziam consigo um projeto pronto e com uma área de lazer inclusa. No entanto, com o surgimento das loteadoras e dos bairros planejados, investir em terrenos foi voltando aos poucos à moda.

A vantagem é que agora, este investimento é muito mais fácil e muito mais seguro do que era anos atrás. Neste post, buscamos listar as principais vantagens de se investir em terrenos, seja como moradia, segunda residência ou o investimento propriamente dito.

Empreendimento Residencial Itahyê, em Santana de Parnaíba – SP

Como investir em terrenos

Investir em terrenos, assim como qualquer outro tipo de investimento, requer muita pesquisa. É preciso prestar atenção na localização da área, tanto do loteamento quanto do terreno em si. Ver se existe potencial de crescimento da região e as características do lote em si.

Por exemplo, há quem prefira lotes perto do clube de lazer. Também existem pessoas que buscam lotes de frente para o nascer do sol. Já outros, para o pôr-do-sol.

Além desses detalhes, é importante estar atento à topografia e o tipo de investimento necessário para se construir no local. Em geral, os loteamentos já trazem terrenos bem nivelados, mas que podem estar em diferentes posições planas, de aclives ou declives.

É normal que por conta da localização existam diferenças de preços. Logo, o investidor também deve olhar o melhor custo-benefício para aquisição.

Tudo isso deve ser feito com assessoria de um profissional do mercado imobiliário. Na plataforma da 1M2, por exemplo, existem todos os tipos de terrenos possíveis para investimento, com todas as características citadas e mais várias outras. Por meio do site, o comprador tem a ajuda de especialistas treinados e que conhecem os empreendimentos para ajudar na decisão.

Mercado aquecido

De acordo com os dados da 1M2, o último ano foi de alta na venda de terrenos em loteamentos. Houve aumento de 33% nas vendas em relação a 2019, além de um crescimento de 20% no fluxo de visitas na plataforma. Para 2021, a expectativa é de um crescimento ainda maior, próximo a 50% no total de comercializações.

Ideal para o novo normal

O aumento da procura por loteamentos já vinha ocorrendo nos últimos anos, mas este movimento ficou ainda maior em 2020. Por conta das ações de isolamento social durante o último ano, as pessoas passaram a enxergar um novo normal, com restrições de mobilidade e de lazer, aumentando a busca por imóveis maiores e em áreas abertas.

Valorização

A compra de um terreno em um loteamento é valorização quase certa, principalmente se existe a disposição de construir no local. Com uma casa erguida, a área pode passar a valer até quatro vezes mais. Isso ocorre porque, ao contrário de um terreno normal, fora de um loteamento, as regras construtivas existente no local definem um padrão de residência. Desta forma, seja qual for o comprador, ele não precisará fazer grandes mudanças de projeto.

Vale lembrar, também, que os terrenos se valorizam conforme aumenta a ocupação do loteamento e os espaços livres vão ficando mais concorridos.

Geralmente, uma equipe especializada da própria loteadora faz a avaliação, que analisa diversos fatores de mercado e de localização na hora de estipular ou sugerir um preço.

Uma vez que os lotes são negociados, as corretoras de imóveis credenciadas são boas fontes para determinar o preço que pode ser cobrado por aquele terreno. O proprietário pode também solicitar um parecer oficial, feito por um perito, geralmente arquiteto ou engenheiro. Este laudo de avaliação possui custo e considera elementos comparativos de mercado, análises estatísticas e eventuais depreciações.

Uso da área de lazer

Após comprar um terreno num loteamento, é possível utilizar a área comum e de lazer do residencial, mesmo que ainda não seja morador. Alguns deles possuem clubes com piscina, academia, salão de jogos e de festas à disposição dos proprietários.

Empreendimento Residencial Itahyê, em Santana de Parnaíba – SP

Infraestrutura completa

Os loteamentos já contam com redes elétrica, água e de esgoto prontas para ligação nas residências. Neste sentido, o processo construtivo da casa se torna muito mais rápido, simples e muito menos custoso. O valor de investimento na construção da casa é bem menor do que seria em um terreno fora do loteamento. Para, no fim, a casa se valorizar ainda mais.

Resumindo por que investir em terrenos

Investir em terrenos em loteamentos é uma grande oportunidade. A grande procura por este tipo de imóvel nos últimos anos está se intensificando, em boa parte por conta do novo normal que a sociedade viverá no mundo pós-pandemia. Isto garante, entre outros motivos, um constante movimento de valorização dos lotes, principalmente em caso de construção de casas, que seguem padrão definidos e já contam com toda a infraestrutura do empreendimento. Uma vez comprado, o terreno também dá passe livre para as áreas de lazer do residencial.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2