Casas Pré-fabricadas

Casas pré-fabricadas: tudo o que você precisa saber

Que tal construir sua casa em poucos meses e ter controle sobre o orçamento? Com as casas pré-fabricadas, tudo isso é possível – e muito mais também. Confira mais neste artigo!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Uma das poucas certezas que você pode ter quando começa a construir é que a obra certamente vai durar mais do que o previsto inicialmente. As razões são várias: falta de material, problemas com mão de obra, obstáculos encontrados durante o trabalho etc. Muitas vezes, isso faz com que o processo de construção seja longo e exaustivo. Mas, recentemente, o mercado residencial vem colocando em prática uma solução que pretender contornar este problema. Neste post, vamos explicar exatamente o que são casas pré-fabricadas ou pré-moldadas.

Há vários tipos de casas pré-fabricadas para escolher

Conceito de casas pré-fabricadas

As casas pré-fabricadas, também chamadas de pré-moldadas, são residências modulares construídas longe do terreno onde será seu endereço final. Elas são criadas em galpões especializados, módulo por módulo, para depois serem transportadas e formarem a residência final. Durante todo este processo, profissionais especializados acompanham cada etapa de criação, construção e montagem.

O resultado final é muito parecido com as construções tradicionais, feitas em alvenaria já no local onde a família vai morar. No entanto, existem diferenças importantes, como o tempo necessário para finalizar a obra e, dependendo da situação, de preço.

casas pré-fabricadas
Casas pré-fabricadas não são construídas inteiramente no terreno

Tipos de casas pré-fabricadas

Existem diferentes tipos de casas pré-fabricadas. Algumas das mais populares são as feitas a partir de contêineres, de wood frame e de steel frame.

A casa feita a partir de contêineres é conhecida pelo seu baixo custo de construção, uma vez que a estrutura é praticamente feita em cima desses compartimentos de carga reaproveitados. Embora eles possuam tamanho padrão, é possível acoplar vários em diferentes desenhos, o que dá origem a projetos com aparências modernas.

O sistema construtivo de wood frame utiliza travessas e chapas de madeira em para a montagem de toda a estrutura. É muito semelhante a uma cabana de regiões montanhosas, por exemplo. Este é um tipo de construção que existe no Brasil desde 2009 e que, desde então, vem ganhando cada vez mais adeptos.   

Elas podem ser feitas de madeira, concreto, contêiner ou aço

Já as casas em steel frame são moduladas a partir de chapas de aço, vedadas com placas de madeira ou cimento. Este modelo de casa surgiu nos EUA num momento de grande força da indústria do aço. Os perfis metálicos são combinados até formaram o desenho almejado pelo cliente. As casas em steel frame, além das de alvenaria, são as que mais são aceitas pelas normas construtivas de loteamentos residenciais.

Há também as casas feitas a partir de blocos de concreto. Elas possuem aspecto mais rústico e seguem formas mais retangulares, mas permitem uma maior variedade de projetos a partir dos diferentes tamanhos das peças.

Vantagens das casas pré-fabricadas

A principal vantagem das casas pré-fabricadas sobre as tradicionais é sem dúvida o tempo de construção. Enquanto uma casa normal pode levar mais de um ano para ficar pronta, a pré-moldada pode ser concluída em poucos meses, poupando transtornos e muito estresse.

Vantagens casa pré-moldada
O tempo de construção é bem menor e o custo também pode ser

Outra vantagem muito comentada é a possível economia. Isso depende de outros fatores, como o preço dos materiais utilizados na época da obra. As casas de steel frame, por exemplo, sofrem muita influência da variação do valor do minério de ferro. Neste caso e em outros, é importante orçar com diferentes fornecedores para não fazer um mau negócio.

Desvantagens das casas pré-fabricadas

Alguns tipos de casas pré-fabricadas não são permitidos pelas regras construtivas de vários condomínios e loteamentos. As urbanizadoras e associações de moradores fazem estas proibições para manter um padrão entre as residências do local. Em geral, as casas feitas de contêineres e wood frame são mais difíceis de aprovar do que as de steel frame. Isso, claro, varia de um empreendimento para o outro.

Mas as casas pré-fabricadas podem não ser aceitas em alguns condomínios, dependendo dos padrões construtivos

Outra desvantagem das casas pré-moldadas são as poucas variações de projetos, uma vez que muitas construtoras já trabalham com desenhos definidos, sem muito espaço para novas criações. Desta maneira, é essencial que você conheça todas as possibilidades junto com o seu arquiteto e veja se os projetos disponíveis atendem suas necessidades.

Resumindo

As casas pré-fabricadas surgiram para massificar e simplificar o processo de construção de residências, transformando-o em algo bem mais simples e breve. Mesmo assim, é possível conseguir ótimos e belos resultados, basta conhecer bem as possibilidades.

Os tipos mais usados de casas pré-moldadas são as feitas de blocos de concreto, contêineres, wood frame (madeira) e steel frame (aço). Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens. As casas de concreto são mais rústicas, as de madeira são refinadas e com um ar serrano, as de contêiner possuem aspecto mais moderno e as de aço são mais imponentes.

Entre as vantagens das casas pré-fabricadas estão o tempo de construção, muito inferior ao de uma cada tradicional, e possivelmente o preço. Vale lembrar, porém, que o valor da construção sofre influência de diversos outros fatores, como a disponibilidade dos insumos.

cada de madeira
Exemplo da casa de madeira

Entre as desvantagens estão a disponibilidade limitada de projetos e o pouco espaço para criação de desenhos novos, podendo não atender o sonho do proprietário. Além disso, muitos loteamentos e condomínios não permitem certos tipos de pré-moldados.

De qualquer maneira, as casas pré-fabricadas são uma opção a ser levada em conta na hora de construir. Mas é preciso muita pesquisa e orçamentos para entender se este tipo de construção vale a pena para o que você tem em mente.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2