O que influencia no valor do metro quadrado

O que influencia no valor do metro quadrado

Localização, acesso, comodidades, conservação,oferta e demanda. Esses são alguns dos vários fatores que podem influenciar no valor do metro quadrado. Para entender melhor, neste artigo mostramos como funciona essa relação e quais fatores influenciam na definição do preço do metro quadrado.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Quando falamos sobre valores de imóveis, é muito difícil definir se aquele terreno, casa ou apartamento está barato, caro ou num preço adequado. Em geral, isso varia muito conforme o tamanho da construção ou da área disponível. Entre em cena, então, o famoso valor do metro quadrado, que facilita a comparação. Neste post, iremos analisar o que influencia no valor do metro quadrado de um imóvel.

Para se ter uma ideia, o metro quadrado mais caro do Brasil está no bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Por lá, este valor é de R$ 21 mil, número muito parecido com o da Cidade Jardim, bairro de classe média alta em São Paulo.

É curioso que não necessariamente os lugares com metro quadrado mais caro são os que fornecem melhor qualidade de vida. Isso porque, por conta do alto preço dos imóveis e de novas construções, as incorporadoras passam a investir em imóveis menores para tornar os produtos acessíveis a um maior número de pessoas. Ou seja, quem gosta de espaço normalmente tem que ir para os bairros com metro quadrado mais barato.

O que influencia no valor do metro quadrado
O que influencia no valor do metro quadrado: desenvolvimento imobiliário de um lugar influencia no valor do metro quadrado

E é esta uma das grandes vantagens que as pessoas enxergam em loteamentos e condomínios de casas. Como boa parte deles está em regiões afastadas, antes inexploradas, o preço de um imóvel neste tipo de empreendimento muitas vezes é bastante inferior ao de um apartamento próximo ao centro da cidade. Em troca, o comprador consegue um espaço maior, com área externa, piscina churrasqueira e um monte de outros atributos que não seria possíveis no endereço mais caro. É o chamado custo benefício que se faz valer.

Com a chegada da pandemia de covid-19, porém, muitas pessoas passaram a procurar os loteamentos em busca de maior qualidade de vida, o que trouxe mudanças na valorização de áreas dentro de fora dos centros urbanos.

Abaixo, listamos alguns pontos que mais fazem a diferença na hora de avaliar o metro quadrado de uma região.

Desenvolvimento imobiliário

Conforme já dito, uma região inexplorada é uma região barata, até que começam a chegar os seus primeiros moradores. Uma vez que começa o processo de povoamento, é normal que o preço do metro quadrado suba constantemente. Esta fato acontece porque uma região mais povoada atrai mais serviços, segurança e infraestrutura de uma maneira geral.

Outra questão é que, conforme o local se desenvolve, fica mais difícil encontrar terrenos para comprar ou mesmo para construir. Quanto menos oferta, maior o preço.

Assim sendo, os primeiros compradores de terrenos em determinada região costumam se dar muito bem, pois compram os lotes pelo preço mínimo de mercado e, em alguns anos, veem as áreas se valorizarem exponencialmente. Isso não quer dizer, por outro lado, que quem chega tarde faz um mal negócio. A tendência de uma região é sempre se valorizar, a não ser que haja fatores extraordinários como mudanças radicais no plano diretor, bolhas imobiliárias ou abandono por parte do poder público.

Charme

Embora seja um fator que não influencie tanto, o charme de um local sempre contribui para sua valorização. O próprio Leblon, no Rio, é um exemplo. O bairro está longe de ter os imóveis mais luxuosos da cidade, tampouco possui a melhor praia, mas ali foram gravadas diversas novelas e é o endereço de muitos artistas, que desfilam despretensiosamente pelas ruas. Morar no Leblon é um símbolo de status.

O charme também pode vir por diferentes motivos, como o bairro ser conhecido pelos seus bares e restaurantes – caso da Vila Madalena em São Paulo -, livrarias ou pelas feiras no fim de semana. Geralmente, onde há algum tipo de identidade, há valorização imobiliária.

O que influencia no valor do metro quadrado
O que influencia no valor do metro quadrado: crianças brincando nas ruas trazem charme à vizinhança

No caso dos loteamentos, este charme se dá muito por conta do estilo de vida americano, tão mostrado em filmes e séries. As crianças brincando com os amigos nas ruas, as belas casas uma ao lado da outra, o asfalto liso e tantas outras características que fazem estes empreendimentos serem verdadeiramente cobiçados.

Localização

Em geral, quanto mais próximo ao centro de uma cidade, mais caro é o metro quadrado do imóvel. A razão é que, em teoria, existe mais oferta de produtos e serviços ao morador. Outra questão é a distância casa – trabalho, que tende a ser menor.

Esta é uma realidade que já mudou bastante. Primeiro porque muitas cidades já passaram por um processo de descentralização – e muitos dos seus principais atrativos ou empresas não estão mais concentrados num único local. Em segundo lugar, a difusão do delivery como atividade econômica tornou acessível diversos tipos de produtos para moradores de todos os endereços.

Dessa forma, hoje o fator localização está muito mais ligado ao lazer. A existência de shoppings, parques, cinemas e bares próximos a um lugar é um diferencial relevante. Há quem acredite, também, que a boa localização está num ambiente tranquilo, limpo e seguro.

De qualquer forma, os imóveis centrais continuam tendo mais valor, mas hoje existe uma tendência de diminuição desta diferença em relação aos outros endereços.

Facilidade de acesso

Hoje, muito mais importante do que a localização de um imóvel, é a facilidade que se tem para chegar nele. Uma das prioridades das pessoas no século 21 é o tempo. Logo, demorar muito para sair ou voltar para casa é o suficiente para desvalorizar uma casa.

O que influencia no valor do metro quadrado
O que influencia no valor do metro quadrado: facilidade de acesso contribui para a valorização de um condomínio

Por essa razão, a maior parte dos loteamentos está situada em avenidas ou rodovias, que permitem chegar aos centros das cidades em poucos minutos, inclusive para casos de emergência.

Terreno

Como não poderia deixar de ser, o terreno também define o valor do seu próprio metro quadrado. Solos mais difíceis para construir costuma dar um valor inicial mais baixo ao imóvel. Depois que a construção está pronta, no entanto, este valor é repassado.

O comprador deve estar atento a alguns fatores como aclives e declives do terreno e posição do mesmo em relação à luz solar. Em geral, os lotes poentes, que recebem maior parte de luz na parte da tarde, são um pouco mais baratos.

Entretanto, as loteadoras que desenvolvem os empreendimentos hoje em dia já oferecem lotes padronizados, nivelados e angulados de uma maneira que não haja nem tanta diferença entre uma unidade e outra nem algum desconforto na hora de construir. Os terrenos muitas já estão prontos para receber a casa sem qualquer dor de cabeça a mais para o proprietário.

Resumindo o que influencia no valor do metro quadrado

Diversos fatores influenciam no valor do metro quadrado de um terreno. Entre eles, está o grau de desenvolvimento imobiliário de uma região, se ela já se encontra suficientemente povoada e se existe uma grande demanda por imóveis no lugar.

O que influencia no valor do metro quadrado
O que influencia no valor do metro quadrado: características do terrenos também contribuem para o preço

Ao mesmo tempo, as pessoas também procuram locais que possuam certo charme, seja por uma característica ou identidade local ou pela diversidade de opções de lazer ao redor. Por fim, é muito importante que a região tenha fácil acesso ao centro da cidade ou aos lugares mais estratégicos dentro do perímetro urbano.

A característica do terreno também tem sua parcela na valorização, mas as loteadoras já oferecem produtos na medida para que o comprador tenha acesso a uma unidade padronizada com as demais.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2