O que é infraestrutura?

Conheça três importantes redes de infraestrutura de um loteamento: água, energia e esgoto

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Analisar a infraestrutura antes de adquirir um loteamento é indispensável para acertar na escolha. A construção de uma casa é o maior investimento a ser realizado por uma família, por isso, é importante uma análise cuidadosa de todas as características. Os itens de infraestrutura podem ser um bom ponto de partida, afinal de nada adianta ter um lote plano, com ótima localização, porém sem acesso satisfatório às redes de água, energia e esgoto.

Mesmo quando o comprador não tem planos de ocupar seu lote no curto ou médio prazo é importante que esses três sistemas básicos já estejam disponíveis, porque água e energia são insumos indispensáveis em uma construção. Durante a obra será preciso utilizar água principalmente para ajudar na escavação do terreno, para fabricar o concreto e argamassas. A energia elétrica, por sua vez, permitirá o uso de equipamentos como betoneiras, vibradores de concreto e serras, por exemplo.

Para fazer a ligação da água, energia elétrica e esgoto, as concessionárias geralmente exigem que o terreno já possua alguns itens instalados, como poste padrão para energia e o protetor do hidrômetro para água. A solicitação da ligação da rede de água e de esgoto pode ser feita presencialmente em postos de atendimento, pela internet ou telefone com as concessionárias locais.

Você pode gostar de: Conheça bons motivos para investir em lotes e terrenos

O abrigo do hidrômetro e o cavalete é um dos itens exigidos antes fazer a ligação da água. O abrigo é caixa que irá proteger o hidrômetro, ele pode ser comprado pronto e geralmente é de concreto ou plástico. O cavalete é o conjunto de encanamentos onde o hidrômetro será ligado e pode ser comprado em kits com os canos e registros certificados pela concessionária da sua cidade. O hidrômetro não precisa ser comprado, pois será devidamente instalado em seu abrigo no dia da ligação agendado com a concessionária.

Já para a ligação do esgoto, as concessionárias exigem que a caixa de inspeção esteja pronta e localizada dentro do terreno. A finalidade da caixa de inspeção é permitir, quando necessário, realizar manutenções e desobstruções sem precisar quebrar o piso e pode ser comprada pronta ou feita de concreto ou de alvenaria. Algumas concessionárias, exigem, além da caixa de inspeção, a instalação de uma caixa de gordura e o DTI (dispositivo tubular de inspeção) e este não deve ser lacrado, nem coberto por concreto, grama ou plantas.

Você pode gostar de: Saiba o que avaliar ao comprar um lote residencial

Após concluir com sucesso a verificação desses itens básicos da infraestrutura: água, energia e esgoto, que servirão de esteio e força motriz para que sua obra avance, verifique também a presença de coleta de lixo, cabos para telefonia e internet, asfalto e gás, pois também são serviços essenciais e que serão indispensáveis. Se o terreno for em um condomínio fechado, procure saber também sobre: portaria, segurança, área de lazer, salão de festas, espaço gourmet, playground, quadras esportivas e piscinas, assim você estará seguro com a infraestrutura de seu investimento.

Aqui na 1M2, nós descomplicamos a sua experiência ao comprar um lote. Através da nossa plataforma, você descobre mais sobre os empreendimentos, agenda uma visita e ainda pode simular o financiamento, ficando a um passo de ser dono do m² ideal. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2