O que devo saber antes de comprar um lote?

Confira o guia que preparamos para te ajudar nessa tarefa.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Seja para moradia ou como forma de investimento, antes de comprar um lote é importante observar fatores básicos para se fazer um bom negócio.

O empreendimento ideal deve atender suas necessidades de serviços instalados e ter infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e demarcação adequados. Por isso, nunca feche a compra de um terreno sem antes fazer uma visita ao local. O crescimento da vizinhança, o comércio, transporte público, o acesso para a região, a qualidade das construções do entorno, são algumas das variáveis que compõem seu potencial de valorização.

Você pode gostar de: Está por dentro das novas tendências do morar?

Ainda na fase inicial de seleção é importante verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento e buscar o máximo de referências sobre os loteamentos lançados antes.  A escolha de um bom empreendimento também depende de verificar quais serviços essenciais estarão instalados, quem irá administrá-los e se o loteamento é fechado ou aberto.

Antes de concluir o negócio, verifique quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida. Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos, por isso, a demanda por maior nível de documentação é um bom indício da idoneidade do empreendimento. Também é recomendável que você cheque a situação do imóvel junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz e na Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um “Selo de Regularidade de Aprovação” às obras regulares.

MATRÍCULAS E PREÇOS

Coloque entre suas prioridades a verificação da matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa simples atitude te ajuda a evitar problemas relacionados a compra de terrenos de que se tem registro. Consulte ainda o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) da sua região e pesquise sobre o histórico da empresa.

Ao negociar o pagamento, duvide de preços fora da realidade e muito baixos, é um alerta para quotas irregulares ou compra em nome de associações de moradores. O ideal é que o cliente dê a entrada com cheque nominal à empresa e, receba o respectivo recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

Aqui na 1M2, nós descomplicamos a sua experiência. Através da nossa plataforma você descobre mais sobre os empreendimentos, agenda uma visita e, ainda, pode simular o financiamento. Fique a um passo de ser dono do m² ideal, clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2