Construir ou comprar casa

O que é mais vantajoso: comprar ou construir uma casa?

Ter uma casa própria é o sonho de milhares de pessoas. E para quem está em dúvida se vale mais a pena comprar ou construir uma casa, já lhe adiantamos que depende de uma série de fatores. Confira neste post!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Diversos motivos fizeram o brasileiro começar a procurar uma nova casa nos últimos anos. Não bastasse o movimento natural das famílias buscarem algo maior e melhor com o passar do tempo, questões como a baixa dos juros, aumento de financiamento bancário e até pandemia fizeram explodir a procura por imóveis, principalmente por terrenos em loteamentos. Mas, quando esta situação surge, ela vem com sempre a mesma dúvida: é melhor comprar ou construir uma casa pronta?

Para responder esta questão, tão importante e que deixa muitos aflitos pela indecisão, vamos buscar elencar aqui neste post quais são as principais vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções. No fim, apenas você vai poder decidir o que é melhor e o que atende as suas necessidades.

Por que construir uma casa?

O motivo mais óbvio pelo qual você deveria considerar a possibilidade de construir sua própria casa (melhor dizendo: contratar profissionais para construir sua casa) é a personalização. Nada se compara a ter um espaço seu e da sua família, que foi pensado para vocês, planejado para vocês e onde vocês se identificam em cada canto.

Comprar ou construir uma casa
Comprar ou construir uma casa: ambas necessitam de muito planejamento

É bem verdade que, quando estamos fazendo projetos para nossa residência, muitas vontades acabam ficando de lado, escanteadas pela falta de espaço ou de recursos. Ainda assim, uma casa projeta do zero sempre terá mais a sua cara do que qualquer uma que já venha pronta, a menos que você tenha muita sorte de encontrar a casa dos seus sonhos com uma placa de vende-se durante um passeio ou uma pesquisa pela internet.

De resto, aquela cozinha planejada para as receitas de domingo, a sala de jogos ou o quartinho da bagunça para as crianças só vão ser perfeitos se pensados na medida.

Preço de entrada

Todos concordam que comprar um terreno é muito mais barato do que comprar uma casa pronta, certo? Desta forma, você não precisa ter tanto dinheiro em caixa para adquirir o imóvel e ainda pode financiá-lo, seja com o banco ou com a incorporadora. Em pouco tempo, você já tem o imóvel para chamar de seu.

Chance de economizar na construção

Como já mostramos aqui no blog, existem inúmeras possibilidades para se economizar na construção de uma casa, basta que tudo seja muito bem planejado. Mas vale lembrar: normalmente, qualquer construção vai sair mais cara do que você está imaginando. Isso ocorre porque imprevistos sempre ocorrem. Da mesma forma, é quase certo que o cronograma de obras seja maior do que o previsto.

Comprar ou construir uma casa
Comprar ou costruir uma casa: qual opção é possível economizar?

De qualquer forma, é mais fácil controlar os custos de uma construção do que barganhar o preço de uma casa pronta, até porque o construtor ou proprietário anterior vai querer repassar todos estes custos de tempo e dinheiro da obra na hora de vender.

Além disso, uma casa pronta também necessita de reparos e mudanças que podem custar caro.

Alta valorização

Como já deixamos a entender nas explicações anteriores, uma casa pronta é muito mais cara do que um terreno mais o preço de uma construção. É claro que uma coisa é o valor de mercado e outra é por quanto você consegue vender o imóvel. Contudo, a área construída sempre vai ter um metro quadrado mais caro.

Comprar ou construir uma casa
Comprar ou construir uma casa: qual opção garante valorização do imóvel?

Como muitas pessoas não querem ter o trabalho nem possuem o tempo suficiente para iniciar uma construção, elas estão dispostas a pagar a diferença. Logo, construir uma casa também é uma ótima opção de negócio se pensarmos em longo prazo.

O que saber na hora de construir

Se você quiser construir uma casa, deve estar atento a uma série de detalhes. O primeiro deles é a localização do terreno, sua posição entre os demais lotes, distância dos principais lugares, se é um lote que recebe maior incidência de luz pela manhã ou pela tarde etc.

Outra questão muito importante são as regras construtivas. Casa loteamento possui um padrão e determinadas regras que não podem ser quebradas. Na maioria das vezes, isso não impede a originalidade do projeto, mas pode atrasar a obra caso tudo não esteja nos conformes.

Comprar ou construir uma casa
Comprar ou construir uma casa: esteja atento às regras construtivas

Como já dissemos em outras oportunidades, construir necessita de profissionais habilitados e de confiança. Saber escolher estes profissionais já é meio passo para ter a casa dos sonhos sem muitas aflições durante o processo.

Mas, por mais que os profissionais envolvidos sejam os melhores, é imprescindível que você tenha tempo para acompanhar o processo de construção. Afinal, somente você sabe o que melhor vai servir quando tudo estiver pronto.

Por que comprar uma casa pronta?

Assim como existem muitas vantagens para você construir sua casa, a opção de comprar uma casa já concluída não fica para trás. E, sim, há possibilidade de conseguir bons preços e de encontrar um imóvel que se adeque à sua necessidade quase perfeitamente.

Tempo

Embora uma casa seja um investimento de longo prazo, muitas pessoas querem se mudar o quanto antes. Pode ser por não aguentar mais ficar onde moram atualmente ou porque surgiu alguma mudança de última hora. Há quem evite pagar aluguel e prefira investir em algo próprio.

Comprar ou construir uma casa
Comprar ou construir uma casa: qual opção permite mais tempo para curtir

Comprar uma casa pronta permite que a mudança ocorra dentro de semanas ou poucos meses.

Sem dor de cabeça com obra

Muitas pessoas não possuem a mínima paciência com obras, mesmo quem tem condições de contratar profissionais para supervisionar todo o processo. De fato, existe ainda muita dor de cabeça com detalhes construtivos, prestadores de serviço e, claro, diversos imprevistos que aparecem no meio do caminho.

A compra de uma casa pronta reduz drasticamente este stress, embora ele apareça cedo ou tarde, na hora de adaptações na estrutura ou no momento da decoração.

Comprar ou construir uma casa
Comprar ou construir uma casa: qual opção dá mais trabalho na hora da mudança

Facilidade para se enxergar morando no lugar

Mesmo que construir uma casa permita formar o lar dos sonhos, é muito difícil saber exatamente qual vai ser o resultado final da obra. Nunca é 100% do que foi previsto. Porém, nem sempre ocorre decepção. Muitas vezes, o resultado final é até melhor do que pensamos. Mas, por outro lado, uma casa pronta já está ali, com todos os seus cômodos dispostos, visíveis, e é muito mais fácil se ver morando num lugar palpável.

O que saber na hora de comprar

Não é só porque a casa está pronta que você não vai gastar mais nada com ela. Aliás, este é um ponto muito importante: sempre avalie bem os recursos financeiros para comprar, ou seja, não utilize todo o seu dinheiro na compra, porque você vai precisar de mais.

Comprar ou construir uma casa
Comprar ou construir uma casa: veja o que a sua nova casa precisa para sua qualidade de vida

Também esteja ligado nas questões legais que envolvem uma compra de imóvel, sobretudo em relação ao histórico da casa e seus antigos proprietários. Tudo deve ser feito de forma legal, se possível com o acompanhamento de advogados para evitar surpresas.

Obviamente, também é preciso avaliar quais as condições em que a casa se encontra. Se ela nova, se passou por reforma faz pouco tempo, verificar a situação dos encanamentos, da rede elétrica etc.

Resumindo se é melhor comprar ou construir uma casa

Comprar ou construir uma casa possuem vantagens e desvantagens. Se você quiser construir, vai ter um lugar para morar muito mais adequado ao que você precisa, pagando inicialmente menos e com a chance de controlar os custos na fase de obras. Com a casa pronta, o imóvel terá uma grande valorização. Não esqueça de observar as regras construtivas e contratar profissionais de confiança.

No caso da compra da casa já concluída, você economiza tempo, tem menos stress com obras e consegue se planejar melhor para se adaptar à nova realidade. Lembre-se de verificar o histórico do imóvel e negociar observando todos os detalhes legais, com auxílio do seu advogado.

De qualquer forma, seja por um terreno ou casa já pronta, a melhor opção é sempre buscar um loteamento, onde a infraestrutura de redes de água, esgoto e elétrica já estão prontas, cabendo ao proprietário apenas providenciar a ligação.

Empreendimentos como o Teriva Innovare, em Bragança Paulista, e o Riviera Santa Cristina, em Paranapanema, possuem diversas opções de terrenos para você construir a casa que mais quer.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2