Lote ou apartamento: qual o mais vantajoso?

Com o atual momento de pandemia, entenda os motivos que fazem com que uma opção seja mais vantajosa que a outra.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Escolher entre casa ou apartamento é quase sempre um dilema para quem está se preparando para investir no sonho da casa própria. O momento atual, de isolamento social e permanência prolongada dentro de casa, traz uma nova perspectiva para a escolha, fazendo com que o espaço mais amplo da casa e a enorme gama de possibilidades na construção em um lote se tornem ainda mais atrativas.

Comprar um lote e construir uma casa pode ser a solução ideal para quem gosta de pensar em todos os detalhes e projetar a casa exatamente do jeito que imagina, tanto em tamanho e disposição de ambientes, quanto em relação à escolha da região, cidade, bairro, rua, condomínio fechado ou aberto e acabamentos.

A casa oferece espaços mais amplos e sensação maior de privacidade, já que os vizinhos estarão mais distantes e as áreas compartilhadas serão bem menores do que no caso de um prédio. Há um maior espaço para criar plantas, ter algum animal de estimação, planejar a instalação de um escritório, academia de ginástica ou espaço para prática de hobbies e atividades com crianças. 

SEM PESAR NO BOLSO

Outra vantagem para quem constrói é o ganho financeiro. Em uma obra que transcorre sem grandes imprevistos, a casa tende a ser entre 20% e 35% mais barata que a compra de um apartamento. Além disso, uma casa construída representa um investimento patrimonial rentável, já que sofre boa valorização depois de pronta.

Você pode gostar de: Conheça bons motivos para investir em lotes e terrenos

Um dos principais pontos positivos na avaliação de quem opta pela compra de um apartamento pronto é a praticidade. Ao contrário de quem vai construir, é possível se mudar quase que imediatamente para o local. Soma-se a isso o fato de o mercado imobiliário ser rico em boas opções para todos os gostos. Se este é seu caso, uma dica é ter paciência e foco na busca, pois dificilmente um apartamento pronto irá corresponder a 100% das expectativas do comprador.

SEGURANÇA

Já quando o tópico é segurança, muitas pessoas consideram o apartamento a melhor opção, pois conta com uma infraestrutura mais completa e já embutida no pacote, com portaria, câmeras de segurança, entre outros itens.  Para quem valoriza segurança e mesmo assim pretende morar em uma casa, uma boa alternativa é comprar um imóvel em um condomínio horizontal fechado como forma de ter, ao mesmo tempo, a segurança de um apartamento e o espaço e a privacidade de morar em uma casa.

Aqui na 1M2, nós descomplicamos a sua experiência. Através da nossa plataforma você descobre mais sobre os empreendimentos, agenda uma visita e, ainda, pode simular o financiamento. Fique a um passo de ser dono do m² ideal, clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2