Isolamento térmico para casas

Saiba tudo sobre isolamento térmico para casas

Você sabia que além de isolar o frio, um bom isolamento térmico também é capaz de deixar a casa mais fresca no verão? Saiba mais sobre o isolamento térmico, e como usar ele a seu favor!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Você já aprendeu aqui no blog algumas dicas de como proteger a casa das baixas temperaturas do inverno. Desta vez, vamos aprofundar em um dos tópicos mencionados no post anterior e falar sobre isolamento térmico para casas, algo essencial também para proteger a casa do calor excessivo característico de algumas regiões.

Isolamento térmico para casas
O isolamento térmico para casas é importante para aumentar o conforto dos ambientes

Em outras palavras, o isolamento térmico para casas protege a casa do frio e do quente. É um recurso bastante usado em países europeus, acostumados a temperaturas negativas no inverno e que beiram os 40 graus no verão. No entanto, no Brasil, ainda é um artifício pouco utilizado pelos construtores.

Vantagens do isolamento térmico para casas

Como já falamos aqui em outras oportunidades, o inverno brasileiro possui características bem específicas. Em alguns lugares, a amplitude térmica, ou seja, a diferente entre a temperatura mínima e a temperatura máxima no mesmo dia, é muito grande. As pessoas precisam se acostumar com tardes quentes e madrugadas frias. Ao mesmo tempo, é comum ver época do ano em que o tempo muda de uma hora para a outra, com a temperatura caindo mais de 10 graus no período de uma hora.

Neste sentido, o isolamento térmico é essencial também para proteger a saúde das pessoas, fazendo com que elas não fiquem expostas a mudanças bruscas.

Isolamento térmico para casas
Isolamento térmico para casas ajuda a aumentar a produtividade no home office

Outra vantagem está no conforto. O isolamento térmico, na maior parte das vezes, garante que não seja preciso recorrer a aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, casacos pesados e tudo o que é usado para amenizar as sensações de calor ou frio.

Com o conforto maior, a produtividade aumenta. E, principalmente nestes tempos em que o home office virou regra, você não precisa mais se preocupar em trabalhar encapotado, de luvas ou na frente do ventilador.

Isolamento térmico para casas X Inércia Térmica

Você já viu aqui o conceito de inércia térmica. Apesar deste conceito se relacionar bastante com o de isolamento térmico de casas, ambos não podem ser confundidos.

A inércia térmica é a capacidade de determinados materiais de construção em reter as temperaturas interna e externa para proteger o interior da casa. Cada um desses materiais possui um nível de inércia térmica diferente, tal como a madeira, o concreto, gesso e o metal.

Isolamento térmico para casas
Isolamento térmico para casas é diferente de inércia térmica, mas ambos estão relacionados

Já o isolamento térmico é a estratégia usada para diminuir ainda mais o fluxo de calor que atravessa paredes, portas e janelas. Nestes casos, são usados diferentes tipos de materiais isolantes, que praticamente anulam a transferência de temperatura entre um ambiente e outro.  

Materiais de isolamento térmico para casas

Alguns materiais têm como função justamente revestir as paredes de uma casa para garantir o isolamento térmico. Os principais são:

Lã de rocha: Destaca-se por ser resistente ao fogo, logo, mais segura. É um ótimo material também para isolamento acústico, usado em sua maior parte em tetos e paredes interiores. É comercializada normalmente no formato de manta ou painéis rígidas.

Lã de vidro: É parecida com a lã de rocha, mas com areia e vidro em sua composição.

Lã de ovelha: É natural é ótima para regular a umidade, aumentando o conforto no interior da casa.

Vidro expandido: Não é muito utilizada hoje em dia, mas é o melhor material para isolamento de vapor, sendo mais indicada para o revestimento de pilares ou locais com grande umidade.

Espuma celulósica: Funciona melhor como isolante sonoro, embora tenha suas qualidades como isolante térmico.

Isolamento térmico para casas
Isolamento térmico para casas: diversos materiais são usados para isolamento térmico para casas

Espuma de polietileno: Econômica e fácil de ser instalada, é um isolante térmico de nível médio

O uso de cada um desses materiais depende das características de cada construção. Se ela está em regiões mais ou menos quentes, mais silenciosas ou barulhentas, se há alto risco de incêndios em volta etc. Existem também outros tipos de isolantes, mas que são utilizados para fins específicos, como refrigeração, fornos e resistentes a compostos químicos. Neste caso, o uso doméstico não é indicado.

O engenheiro responsável pela obra está apto a indicar a melhor escolha.

Telhas e jardins verticais

Outras ferramentas também podem servir para isolamento térmico mais suave e ainda trazer um ganho estético à sua casa.

Para enfrentar os dias mais quentes, característicos dos verões brasileiros, as telhas claras podem ser uma ferramenta interessante. Elas refletem boa parte da luz do sol e repelem o calor.

Isolamento térmico para casas
Isolamento térmico para casas: telhas também podem ajudar a manter a temperatura do ambiente

Outra tática legal é o uso de jardins verticais. Elas realizam o isolamento de forma natural. Além disso, ajudam em umidificar o ambiente.

Resumindo o isolamento térmico para casas

O isolamento térmico para casas é um importante aliado para proteger as residências dos invernos e verões rigorosos. Ao garantir que os ambientes permaneçam com uma temperatura agradável, essa tática aumenta o conforto e torna tarefas como o home office mais prazerosas e produtivas.

Como definição, temos que o isolamento térmico para casas é estratégia usada para diminuir ainda mais o fluxo de calor que atravessa paredes, portas e janelas. Para isso, são usados diferentes tipos de materiais, como lã de rocha, lã de vidro, lã de ovelha, vidro expandido, espuma celulósica etc.

Também é possível conseguir níveis satisfatórios de isolamento térmico por meio de jardins verticais e telhas claras. De qualquer forma, o engenheiro responsável pela obra pode indicar os melhores materiais e a melhor maneira para conseguir um isolamento térmico bom em sua casa, respeitando as características e necessidades de cada lugar.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2