Diferentemente do que muitos podem pensar, o cultivo doméstico de hortaliças é muito simples, barato e acessível. Se você tem uma casa com quintal as possibilidades são amplas para cultivar frutas, legumes e folhas em uma horta doméstica. Com espaço disponível você pode até construir uma estufa e sofisticar a produção com espécies sazonais, como os morangos, por exemplo.
Caso você ainda não tenha realizado o sonho de ter uma casa com quintal e mesmo assim quer dar os passos iniciais no cultivo da horta, poderá começar com variedades que se desenvolvem bem em espaços menores de terra, como temperos, por exemplo. Essa prática saudável e sustentável vai te dar a chance de produzir hortaliças em variedade e quantidade suficiente para toda a família e até vender ou doar o excedente em alguns casos.
Deseja ter sempre à mão folhas verdes frescas, temperos e ervas sem agrotóxicos? Vá em frente e leia nossas dicas.
Como escolher espécies, plantar, regar e adubar corretamente
O primeiro passo é definir onde a horta será plantada, pois o espaço disponível vai guiar a escolha das espécies mais adequadas. Hortaliças e temperos, por exemplo, que é a escolha da maioria dos iniciantes, requerem pelo menos cinco horas de sol direto por dia.
Antes de plantar é preciso preparar o solo, que deve estar suficientemente fértil e ter a densidade adequada para favorecer a entrada de nutrientes e crescimento das raízes. Você estará irrigando corretamente quando o solo estiver sempre úmido, mas nunca encharcado, evitando a proliferação de fungos e bactérias.
Você pode gostar de: Energia Solar: o que é e vale a pena?
A adubação orgânica é um opção boa e de baixo custo para a manutenção do solo de sua horta, o material pode ser produzido com ingredientes caseiros como casca de ovos, borra de café e húmus.
Caso você queira cultivar espécies diferenciadas, nossa sugestão é se informar sobre as necessidades de espaço, pH do solo e adubação do solo em casas especializadas e profissionais da área.
Dicas valiosas para o manejo de sua horta
Não perca de vista que o solo deve ter o tamanho suficiente para acomodar as raízes. Ervas e temperos, geralmente, exigem menos espaço, já leguminosas, como cenoura, mandioca, batatas, por exemplo, necessitam de profundidade.
Evite regar sua horta quando a terra estiver quente e em contato com o sol, no início da manhã e ao anoitecer são os melhores horários.
Faça anotações sobre a frequência de rega, adubação, progresso e reações de cada espécie de seu cultivo. Ter esse histórico facilita a análise de como melhorar a produção e evita repetição de estratégias que não funcionaram bem.
Plantando uma horta de ervas e temperos
Opção inicial da maioria dos entusiastas da horta caseira, ervas e temperos podem ser usados para fazer chás e complementar suas receitas com aquele toque especial que somente as folhas frescas podem dar. Esse tipo de cultivo não demanda muito espaço e pode ser feito em vasos. O pré-requisito é ter sol em abundância para que a horta receba pelo menos cinco horas diárias de luz.
Certifique-se de que o recipiente utilizado para o plantio tenha furos para escoamento da água e forre-o com cacos de telha ou argila expandida. Depois, acrescente a areia, seguida pela terra já adubada. Diferentemente das variedades perenes, que não precisam ser trocadas, as hortaliças devem ser repostas. O que exige bastante dedicação para o sucesso do cultivo.
Você pode plantar coentro, orégano, manjericão, tomilho, cebolinha, tomilho, alecrim, sálvia, hortelã e camomila, por exemplo. Lembre-se de fazer uma adubação com húmus ou outro composto orgânico para renovar os suprimentos das plantas.
Sonha em ter uma horta no quintal, mas ainda não realizou o sonho de ter a casa própria? Confira os lotes residenciais disponíveis e dê o pontapé inicial nesse projeto, clique aqui.