Lotes nascentes e poentes

Lotes nascentes e poentes: entenda a diferença

Saber a diferença entre lotes nascentes e poentes é de grande importância na hora de definir o projeto de sua casa. Confira neste artigo quais são as principais características de cada um e como é possível aproveitá-las da maior maneira.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Saber a diferença entre lotes nascentes e poentes é de grande importância na hora de definir o projeto de sua casa. Dependendo a posição do terreno, ele sofre mais incidência dos raios solares pela manhã ou pela tarde. Em ambos os casos, existem vantagens e desvantagens. Confira a seguir quais são as principais características de cada um e como é possível aproveitá-las da maior maneira.

Lotes nascentes e poentes
Lotes nascentes e poentes: a diferença entre lotes nascentes e poentes é a posição deles em relação ao trajeto do sol

Posição do sol

O que define se um lote é nascente ou poente é justamente a posição do terreno em relação ao nascer e o pôr-do-sol. Você provavelmente aprendeu na escola que o sol nasce no leste e se pões no oeste. Isto está mais ou menos certo. Na verdade, como a terra muda de eixo em relação ao sol durante o movimentos de translação e rotação, o trajeto do sol no céu é diferente durante as quatro estações do ano.

Lotes nascentes e poentes
Lotes nascentes e poentes: lotes nascentes recebem mais luz frontal pela manhã enquanto os lotes poentes, pela tarde

De qualquer forma, um lote nascente sempre terá maior incidência de raios solares pela manhã, enquanto um lote poente terá pela parte da tarde. A partir disso, o arquiteto poderá fazer um projeto para aproveitar da melhor maneira possível a iluminação natural?

Você pode estar se perguntando: não sou eu que escolho quais cômodos da minha casa vão receber mais sol pela tarde ou pela manhã? Sim e não. Quando você compra um lote num condomínio ou num loteamento, deve seguir determinadas regras construtivas, entre elas a que determinada para onde ficará voltada a fachada da residência, em direção à via.

É claro que no interior do imóvel, o proprietário pode optar sobre como os cômodos estarão distribuídos, mas, mesmo assim, poucas residências fogem ao padrão da sala de estar logo na entrada

Lotes nascentes

Os lotes nascentes são, portanto, aqueles em que a fachada da casa está direcionada para onde o sol nasce durante a maior parte do ano. Desta forma, ambientes como a sala de estar e – caso haja um andar superior, a suíte máster são mais iluminados durante o período da manhã.

Os lotes nascentes costumam ser os mais procurados sempre que há o lançamento de um novo empreendimento imobiliário, já que o período da manhã em geral é mais fresco que o da tarde. Então, mesmo com a incidência direta dos raios solares sobre os cômodos de descanso, como quarto e sala, o desconforto térmico é menor nas épocas de calor.

Lotes nascentes e poentes
Lotes nascentes e poentes: decoração nas casas de lotes nascentes costuma utilizar tons mais claros

Entre as melhores opções de projeto para os lotes nascentes estão aqueles com jardins na parte frontal da casa. Na mesma parte, também é possível construir pequenas varandas com cadeiras para um bate-papo com os amigos.

Na estrutura da casa, é possível investir em grandes janelões de vidro na parte frontal, incidido sobre uma decoração com tons mais claros.

Lotes poentes

Os lotes poentes, como não poderia ser diferente, são aqueles em que a predominância de raios solares na parte da frente da construção ocorre na parte da tarde. Embora sejam lotes não tão procurados como os lotes nascentes, eles reservam boas possibilidades de projeto.

O ponto mais forte dos lotes poentes está na área externa. Como o sol da manhã em geral incide sobre a parte posterior da casa, são lotes ideais para a construção de piscinas e espaços com churrasqueira.

Na parte frontal da residência, a melhor opção é por pequenas janelas na parte inferior. No caso do quarto do andar superior, é possível investir numa pequena sacada, que permita ao morador curtir o pôr-do-sol ou simplesmente se aquecer ao ar livre nos dias mais friozinhos.

Lotes nascentes e poentes
Lotes nascentes e poentes: parte frontal das casas em lotes poentes costuma ter janelas e portas menores, além de uma pequena sacada

Como escolher o lote ideal

Além da posição sol, existem outros fatores tão importantes quanto que você precisa levar em consideração antes de comprar o lote. Entre os pontos principais, você precisa analisar:

  1. Tamanho do lote
    Antes de tudo, é necessário limitar a sua busca a terrenos suficientemente grandes para comportar tudo de que sua casa precisa. Na hora da visita, pode ser uma boa ideia ter em mãos um esboço do projeto, com algumas noções de medidas.
    .
  1. A localização
    Este é um dos fatores mais importantes que determinam como escolher o terreno para construir sua casa dos sonhos. Uma boa ideia é listar todas as necessidades cotidianas da sua família e procurar lotes em áreas que ofereçam tudo de que vocês precisam. Vocês precisam ter escolas, lojas e restaurantes por perto? Ou preferem se afastar um pouco do centro urbano para ter mais contato com a natureza?
    .
  2. A inclinação do terreno
    Quanto à inclinação, um terreno pode ser plano, em aclive (subida) ou em declive (descida). Sem dúvida, você vai pagar mais por um lote plano, mas ele permite mais liberdade na hora de projetar sua casa. Com um lote inclinado, por outro lado, você gastará mais com terra para nivelamento ou com ajustes na planta baixa, só que pode desfrutar de uma vista privilegiada, dependendo da sua localização.

.

Resumindo a diferença entre lotes nascentes e poentes

A diferença entre lotes nascentes e poentes está na posição em que a fachada ficará em relação ao nascer e ao pôr-do-sol. Se a frente da construção recebe mais sol pela manhã, trata-se de um lote nascente. Mas se receber mais luz pela parte da tarde, é um lote poente. Lembrando que na maior parte das vezes, os cômodos da casa onde as pessoas mais permanecem como o quarto principal e a sala de estar ficam próximo à frente da casa.

Lotes nascentes e poentes
Lotes nascentes e poentes: ambos os tipos de lotes têm suas vantagens

Os dois tipos de lotes possuem suas vantagens. Os lotes nascentes são propícios para varandas frontais e jardins, dando um ganho estético à casa. Já os lotes poentes permitem melhores áreas de lazer, com piscina e espaço para churrasqueira, além de sacada frontal para os dias mais frios ou simplesmente para ver o pôr-do-sol.

Essa característica também influi na decoração. Enquanto nos lotes nascente predominam grandes janelas de vidro e tons mais claros, os lotes poentes em geral possuem janelas menores e tons mais médios para escuros.

Lotes nascentes e poentes

De qualquer forma, seja poente ou nascente, é possível uma infinidade de desenhos, que não necessariamente precisam seguir as regras que você viu por aqui. Outros fatores também influem como a inclinação do terreno e a vegetação em volta. O importante é ter uma casa onde você se sinta bem.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2