Condomínio saudável

Condomínio saudável, a nova tendência do mercado

Cuidar da saúde nunca foi tão importante quanto agora. Confira neste artigo o quão é importante morar em um empreendimento que promova saúde e bem-estar.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Já falamos aqui que depois da pandemia de covid-19 no mundo diversos valores vão começar a fazer parte da vida das pessoas e, consequentemente, das atividades comerciais e industriais. No mercado imobiliário, por exemplo, um desses valores é a saudabilidade. Se antes, bastava ser sustentável. Agora, também é preciso ser um condomínio saudável.

.

Condomínio saudável
O condomínio saudável é aquele que prioriza a saúde mental e física do morador

.

Para isso, não basta apenas prever os vários protocolos de higienização ou isaolamento social que o mundo pós-pandemia certamente vai impor em algum grau. É preciso dar uma importância maior para o estilo de vida saudável como um todo. Desta forma, quem entra hoje em um novo condomínio ou loteamento em qualquer região do Brasil pode perceber que tudo é feito pensando na saúde dos moradores.

Neste post, listamos algumas características que você certamente vai encontrar nesses residenciais e que já deixaram de ser tendência para se tornar realidade.

.

Espaços verdes

Todos os loteamentos já precisam obrigatoriamente reservar uma boa porcentagem do seu território para a Área de Proteção Permanente – APP, com mata nativa. Mas, além disso, as urbanizadoras estão investindo em espaços de convivência onde o verde é predominante. São praças, trilhas e parques onde o morador pode ter seus momentos de lazer em contato com a natureza.

.

Condomínio saudável
Condomínio saudável: residenciais tem locais com bastante verde para exercícios ao ar livre

.

Tanto é verdade que muitos já começaram a substituir suas casas de campo por casas em loteamentos em áreas mais afastadas. Como principal vantagem, a infraestrutura desses lugares se destaca em relação a sítios e chácaras. Muitos empreendimentos, também, já são construídos nas margens de lagos e represas.

.

Estrutura fitness

Quase todos os bons condomínios de hoje possuem uma ótima estrutura para exercícios físicos. As academias, por exemplo, estão presentes tanto no empreendimentos horizontais quanto nos verticais. E estão cada vez mais completas, com aparelhos de última geração e espaço adequado para atividades mais leves, como ioga e pilates.

Uma outra característica comum são as áreas destinadas para esportes, como quadras poliesportivas, de tênis, espaço para vôlei de praia ou beach tennis, onde os moradores podem chamar profissionais para instruí-los durante as atividades.

.

Condomínio saudável
Condomínio saudável: academias e quadras de esporte estão presentes em quase todos eles

.

De uns tempos para cá, no entanto, muitos desenvolvedores de loteamentos perceberam a necessidade de criar pistas para caminhada e corridas dentro dos residenciais. Em geral, essas estradas cortam as áreas verdes dos empreendimentos e permitem ao morador ou ao visitante um momento prazeroso enquanto de exercício enquanto desfruta de ar puro.

O lazer e a diversão não ficam de fora no Teriva Imperatriz. Com muita variedade de espaço que pode ser compartilhado entre amigos, o Teriva Imperatriz possui desde Espaço Gourmet até Praia. Com a presença de muito verde ao redor, com até trilha ecológica inclusa, o condomínio ganha destaque em sua região.

.

Horta comunitária

A alimentação também é essencial para o bem-estar das pessoas. E nada melhor do que ter acesso a produtos frescos e orgânicos. Por essa razão, diversos condomínios já possuem suas hortas comunitárias, onde os moradores podem pegar verduras para compor a salada do dia.

Há quem prefira, no entanto, plantar sua própria horta em casa. Por isso, muitos projetos padrão nesses empreendimentos já contam com espaço destinado para este fim.

.

Espaço para convivência

Se tem uma coisa que a pandemia nos ensinou é que a saúde mental é tão importante quanto à física. E, para que tenhamos a cabeça em ordem, precisamos mais do que nunca conviver socialmente.

Em razão disso, os condomínios incluem em seus projetos a partir de agora áreas de convivência como clubes, bares e restaurantes, além de espaço para eventos entre os moradores, onde todos possam se divertir em comunidade e cultivar as amizades, além de fazer novas.

.

Condomínio saudável
Condomínio saudável: empreendimentos também áreas para ioga e pilates

.

Em diversos desses espaços, a própria associação de moradores costuma elaborar um cronograma de atividades como oficinas, workshops e cursos de curta duração sobre diversos processos criativos, como arte, costura e gastronomia. A ideia é estimular processos criativos, que possuem participação fundamental na saúde psicológica de todos.

.

Exemplos de condomínio saudável

Todos esses atributos descritos anteriormente estão presentes em diversos empreendimentos comercializados pela 1M2. Mas, neste post, podemos chamar a atenção para dois deles.

.

Condomínio saudável
Condomínio saudável: Teriva Imperatriz tem como seu forte a estrutura para atividades físicas e a presença do verde

.

O primeiro é o Teriva Imperatriz, na cidade de Imperatriz. O residencial concilia o melhor em relação a áreas de convivência, espaço fitness e contato com a natureza. Em sua estrutura, possui até praia e uma trilha ecológica. Com uma área total de 214.221m², o Teriva Imperatriz possui lotes de 250m² a 500m², acompanhado com quase 30% de área verde, um clube de lazer, com área útil de 4.255m², piscina com raia de 25m e quadras poliesportivas, incluindo quadra de tênis e de areia.

Outro exemplo é o condomínio Bela Vista Igarapé, da loteadora Gran Viver Urbanismo. O empreendimento possui mais de 140 metros quadrados de área verde, também equipado com uma trilha ecológica para caminhada em meio à natureza, além de um clube completo em estrutura fitness e social. São 168 lotes de 1000m² em média.

.

Condomínio saudável
Condomínio saudável: Bela Vista Igarapé reúne todos os atributos para uma vida saudável

.

Com muita variedade de espaço que pode ser compartilhado entre amigos, o Teriva Imperatriz possui desde Espaço Gourmet até Praia. Com a presença de muito verde ao redor, com até trilha ecológica inclusa, o condomínio ganha destaque em sua região.

.

Resumindo

Com a pandemia, a preocupação com a saúde física e mental deixou ser uma preocupação individual para se tornar pauta de empresas que desenvolvem empreendimentos imobiliários, principalmente os de grande porte como os loteamentos.

Hoje, boa parte desses residenciais conta com uma estrutura completa tendo em vista a saudabilidade, principio que neste século se tornou tão importante quando a sustentabilidade.

Nessa estrutura, destacam-se:

condomínio saudável
Condomínio saudável: a estrutura fitness de um condomínio saudável é bem sofisticada
  • Áreas verdes: Além das áreas de proteção permanente, várias, praças parques e trilhas às margens de lagos e represas. Tudo para aumentar o contato com a natureza.
  • Estrutura fitness: Academias completas, espaço para ioga, pilates, quadras de esportes, piscinas com raia olímpica e estradas para cooper e caminhada,
  • Horta comunitária: espaço onde os moradores podem cultivar e colher verduras frescas.
  • Espaços de convivência: local onde os moradores realizam eventos, confraternizam ou desenvolvem atividades com cursos e oficinas criativas.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2