Como vender bem seu imóvel

Como vender bem seu imóvel: veja dicas

Listamos 5 dicas importantes para você que está tentando vender o seu imóvel fechar negócio mais rápido. Confira!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Com a chegada da pandemia em 2020, muitas pessoas começaram a ver a necessidade de se mudar para um lugar maior e, assim, manter a sanidade mental em tempos de isolamento. Este movimento foi acompanhado por outro, do próprio aquecimento do mercado imobiliário fomentado pelas baixas taxas de juros. Mas comprar um imóvel novo não é tão fácil como parece. Na maior parte das vezes, para se mudar, é preciso vender a casa antiga. Neste post, damos algumas dicas de como vender bem seu imóvel.

Como vender bem seu imóvel
Como vender bem seu imóvel: aprenda algumas dicas neste artigo

Antes de tudo, vamos entender qual é o fenômeno que ocorre hoje. Enquanto muitas pessoas vendem seus apartamentos próximos ao centro da cidade e se mudam para loteamentos ao redor das metrópoles, muitos viram a oportunidade de encontrar um imóvel bem localizado para a retomada da rotina normal. Ou seja, a oferta criada é rapidamente preenchida pela demanda.

No entanto, os dois lados, como não poderia ser diferente, estão em busca de fazer o melhor negócio. E, assim como o comprador tem à disposição uma série de ferramentas para conseguir descontos, o vendedor também tem possibilidade de ganhar mais.

Documentação em dia

Você já aprendeu aqui como organizar os documentos do seu imóvel, mesmo aqueles que você raramente precisa. O que você não sabia, provavelmente, é que a documentação em ordem é uma importante aliada na hora de vender o imóvel.

Estar com o IPTU em dia, matrícula regularizadas, escritura e plantas devidamente atualizadas permitem que o negócio seja feito em um menor espaço de tempo.

Como vender bem seu imóvel
Como vender bem seu imóvel: sempre tem alguém buscando o imóvel que você quer vender

Quando o imóvel possui muitas pendências documentais, a chance de fazer negócio é bem menor – e isso impacta diretamente no preço.

Por isso, é preciso muito cuidado, por exemplo, com os imóveis comprados em leilões. Apesar de eles terem valor bem mais em conta, é normal que possuam diversas questões burocráticas, tributárias e jurídicas a se resolver.

Pequenas reformas

Reformar um imóvel antes da venda é altamente recomendável por dois motivos principais. O primeiro é que o imóvel reformado impressiona o comprador na hora da visita. Afinal, todos querem morar numa casa com aspecto de nova.

O segundo motivo é que, normalmente, quem vai comprar um imóvel costuma já calcular o quanto deve gastar em reparos após a compra e tenta deduzir este custo do negócio.

Como vender bem seu imóvel
Como vender bem seu imóvel: invista em pequenas reformas para valorizar o imóvel

Estimativas dão conta que o proprietário consegue agregar um valor ao imóvel até três vezes maior que o custo da reforma. E o raciocínio para esta situação é simples: uma casa já reformada vai economizar tempo ao comprador. O tempo, por sua vez, é o que o ser humano tem como mais valioso.

Preze pela limpeza

Assim como uma reforma impressiona na visita do comprador, o mesmo pode ser dito da limpeza do imóvel. Ao visitar um imóvel limpo e organizado, o interessado tem mais facilidade para se imaginar morando ali. Este é um fator essencial para a tomada de decisão de compra.

Como vender bem seu imóvel
Como vender bem seu imóvel: mantenha a documentação em dia para deixar a venda mais rápida

Por isso, é interessante agendar as faxinas para um dia antes das visitas marcadas. Caso você ainda resida no imóvel que está à venda, é essencial aquela arrumação de última hora para impressionar.

Fotos de qualidade

Para um bom negócio é preciso um bom anúncio. Esta realidade é ainda mais forte quando falamos de imóveis. E para ter um bom anúncio, é preciso boas imagens, que valorizem o produto exposto e façam jus à qualidade dele.

Por isso, um investimento simples, mas que faz toda a diferença é a contratação de um fotógrafo profissional para tirar fotos do imóvel. Uma vez feito o ensaio, você terá imagens de qualidade superior para compartilhar com as imobiliárias de sua preferência.

Algumas imobiliárias e plataformas, aliás, possuem seus próprios fotógrafos. Mas é preciso lembrar neste caso que as fotos ficam com direitos reservados.

Anuncie em portais especializados

Muitas pessoas, de forma desavisada, vêm anunciando seus imóveis em sites de venda de produtos usados. Por mais que esses portais tenham grande número de visitantes, eles não são especializados na negociação de imóveis. Dessa forma, a chance do proprietário ter dor de cabeça com tentativas de golpe ou excessivas perguntas de curiosos sem interesse na compra.

Como vender bem seu imóvel
Como vender bem seu imóvel: anuncie em portais especializados com consultores que podem ajudar no processo de compra e venda

O certo é procurar as plataformas que servem justamente para este fim imobiliário. Elas já filtram os anúncios garantindo que tenham todas as informações necessárias para que o negócio seja fechado. Além disso, possuam a consultoria de corretores e especialistas para auxiliar os compradores e os vendedores.

As plataformas de venda de imóveis, inclusive, são uma das grandes tendências do setor.

Resumindo como vender bem seu imóvel

As mudanças decorrentes da pandemia trouxeram algumas mudanças para o mercado imobiliário. Enquanto muitas pessoas viram uma excelente oportunidade para fugir da grande cidade e investir em loteamentos mais perto da natureza no interior, também surgiu uma demanda por esses apartamentos que ficaram vazios. No entanto, na maior parte das vezes, a compra de um imóvel só é possível depois da venda de outro. Neste sentido, algumas táticas podem ser usadas para ter uma venda mais proveitosa.

Como vender bem seu imóvel
Como vender bem seu imóvel: coisas simples acabam valorizando o imóvel
  • Manter a documentação do imóvel em dia: isso deixa o processo de venda muito mais rápido e pode influir no preço.
  • Investir em pequenas reformas: valorização pode ser até três vezes maior que o gasto na obra.
  • Manter o local limpo: impressiona o interessado e faz com que ele se imagine morando no lugar.
  • Fotos profissionais: chamar um fotógrafo profissional para fazer as imagens dos cômodos ajuda no anúncio.
  • Anunciar em portais especializados: os sites possuem todas as informações e especialistas prontos para ajudar.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2