Como ser mais produtivo trabalhando em casa

Gestão de tempo: como ser mais produtivo trabalhando em casa

Seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho, é necessário fazer uma boa gestão do tempo e organizar as demandas e tarefas de forma eficiente. Nesse artigo, listamos algumas dicas de gerenciamento de tempo para te ajudar nesse desafio.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Na realidade de hoje, em que o home office virou padrão na vida de muita gente, fica cada vez mais difícil manter a concentração no trabalho durante todo o expediente. Além das distrações da vida doméstica, os casos de ansiedade na população brasileira deram um grande salto. Claro que existem situações em que é necessário um acompanhamento psicológico , mas em boa parte das vezes você consegue aumentar a sua produtividade por meio de técnicas eficientes de gestão de tempo. Neste post, vamos mostrar como ser mais produtivo trabalhando em casa e como aumentar o número de atividades realizadas durante o dia. Spoiler: o segredo está justamente nos minutos de descanso.

.

Como ter mais produtividade trabalhando em casa
Como ser mais produtivo trabalhando em casa: segredo para ser mais produtivo no trabalho está nas horas de descanso

.

Vantagens do home office

Por mais este momento esteja senso difícil, você ainda deve considerar que o home office é muito importante. Trabalhar de casa, de fato, tem algumas vantagens consideráveis. A principal delas é a não necessidade de deslocamento até o local de trabalho, o que pode demorar horas em algumas cidades. Assim, quando você acorda, já está pronto para trabalhar e, quando interrompe as atividades no começo da noite, está a apenas uns poucos passos de um bom banho.

Ficar em casa também permite que você receba encomendas, faça manutenções na residência que não teria tempo em circunstâncias normais, tenha mais tempo com a família e os pets e consiga tirar aquele cochilo depois do almoço na sua própria cama.

.

Como ser mais produtivo trabalhando em casa
Como ser mais produtivo trabalhando em casa: home office traz muitas vantagens, como ter mais tempo com a família

.

O problema é que também existe o outro lado – e essa rotina também significa uma grande quantidade de distrações. Por isso, é extremamente importante controlar o tempo gasto e perdido em cada atividade durante o dia seguindo as dicas abaixo.

.

Temporize

Todos os celulares hoje em dia possuem uma função junto com o relógio, despertador e cronômetro, que se chama temporizador. Ele basicamente faz uma contagem regressiva a partir do tempo que você selecionar, tocando um sinal sonoro quando a contagem chega ao zero.

.

Gestão de tempo
Como ser mais produtivo trabalhando em casa: divida suas tarefas para serem feitas em períodos de 30 minutos

.

Programe o temporizador em período de 30 minutos. Este será o período em que você se concentrar inteiramente na atividade que precisa fazer. Ao tocar o sinal, você vai descansar por cinco minutos. Vá escutar uma música, ver um vídeo engraçado, interagir nos grupos de conversa, rir do memes, brincar com seu cachorro etc. Depois desta descontração, você já estará com a mente renovada para voltar à sua atividade ou iniciar uma nova.

Caso você tenha alguma distração forçada neste período, paralise o temporizador e, depois, retome de onde parou.

Você vai ver que esta tática funciona porque traz um alívio para o cérebro, já que o esforço que fazemos em atividades intelectuais é semelhante ao esforço físico. Logo, precisamos alternar momento de atividade e repouso.

.

Economize energia

Economizar energia neste caso é exatamente evitar realizar a mesma tarefa durante um período prolongado de tempo. Por mais que você consiga entregar o trabalho após duas ou três horas sem parar e isso traga uma sensação de satisfação momentânea, você perceberá que o cansaço vem na mesma proporção. Desta forma, você não vai conseguir executar outra tarefa tão cedo e buscará distrações que compensem o tempo gasto. Neste processo, fica quase impossível voltar à concentração anterior.

Outra forma de economizar energia é interromper as tarefas quando você percebe que elas não estão rendendo o que você imagina. Por exemplo, imagine que você está encarregado de fazer um relatório e você reservou determinada hora do dia para isso. Ao começar, você percebe que não está dando certo: falta criatividade, raciocínio está lento e a concentração está difícil. O correto a fazer neste caso é abandonar esta tarefa provisoriamente e ir para outra, de preferência uma que exija menos raciocínio. Ao realizar estas pequenas tarefas primeiro, você terá mais confiança para executar as maiores.

.

Fiscalize o seu tempo

O método de temporizar o trabalho é bom, mas não é suficiente sozinho. Enquanto você está sendo cronometrado por você mesmo, diversas distrações podem surgir, sejam mensagens, notícias, pessoas conversando… Por isso, sempre que o alarme dos 30 minutos tocar, é preciso que você pare um pouco e pense: “o que eu estou fazendo?”. Se puder, anote num papel perto de você. Essa atitude ajudará a fiscalizar como seu tempo está sendo gasto durante o dia.

.

Como ser mais produtivo trabalhando em casa
Como ser mais produtivo trabalhando em casa: anote num papel o que você está fazendo sempre que chegar na hora de descanso

.

Esta é uma maneira de mapear o seu período de trabalho e identificar onde estão as distorções. Depois de uma semana, você já terá um balanço do que na sua rotina está dando certo e o que está sendo mais difícil.

.

Cuidados com os estimulantes

Começar o dia com um bom café é ótimo. Depois do almoço, então, é demais! Mas não se esqueça que essa bebida é um poderoso estimulante que, de tomada em excesso ou na hora errada, pode comprometer muito a sua concentração.

Substâncias como a cafeína, presente também em vários refrigerantes, podem causa hiperatividade cerebral, excitação e aceleração dos batimentos cardíacos. Para quem precisa sentar numa cadeira e trabalhar na frente de um notebook ou desktop, isso é muito prejudicial. Você não consegue manter o foco, fica inquieto e, consequentemente, mais nervoso.

.

Estimulantes
Como ser mais produtivo trabalhando em casa: alimentos e bebidas estimulantes podem mais atrapalhar do que ajudar

.

O mesmo pode ocorrer na ingestão de doces e alimentos muito calóricos, que estimulam o corpo a gastar energia. Isso sem falar em medicamentos tomados sem prescrição médica, que prometem aumento da concentração, mas acabam entregando o contrário.

Por essa razão, é preciso monitorar quase todos os alimentos e bebidas consumidos durante o dia. A dica é: não coma ou tome nada simplesmente por rotina. Recorra ao café quando o sono estiver atrapalhando seu trabalho, aos alimentos quando estiver com fome e aos doces, em pequena quantidade, quando realmente sentir uma vontade incontrolável.

E o mais importante: beba muita água. Muitas vezes, o que parece fome, exaustão ou mal-estar é simplesmente sede.

.

Tenha um tempo para o seu corpo

Não adianta só desempenha atividades intelectuais durante o dia. Você também precisa de um tempo para uma caminhada, um exercísio físico, de preferência ao ar livre. Esta tática pode não ser a cura da ansiedade, mas com certeza ajuda à amenizá-la.

Os exercícios físicos trazem satisfação e confiança para que os pratica, além de ajudar na respiração e na postura de quem os pratica.

.

Exercício produtividade
Como ser mais produtivo trabalhando em casa: reserve um tempo para sua atividade física

Reserve de 40 minutos a uma hora do seu dia, pelo menos, para as atividades físicas e você verá como elas trazem vários benefícios.

.

Resumindo

Por mais legal que o home office seja, ele também traz vários problemas. O principal deles é a dificuldade de gerir um tempo e de concentração. Para conseguir este objetivo, é essencial seguir alguns passos.

1- Temporize o seu tempo em períodos de 30 minutos para cinco de descanso, permitindo que o cérebro trabalhe em tiros curtos de dedicação e criatividade.

2- Economize energia evitando dedicação exclusiva a uma tarefa durante muito tempo e escolhendo aquelas atividades para as quais você está mais confiante no momento.

.

Como ser mais produtivo trabalhando em casa: não se esqueça que tarefas distrações sempre vão ocorrer

.

3 – Controle seu tempo anotando num papel o que você está fazendo ao final de cada período de 30 minutos.

4- Cuidado com alimentos e bebidas estimulantes, que podem deixá-lo inquieto e mais ansioso. Não se esqueça de beber bastante água.

5- Tenha um tempo para os seus exercícios físicos e cuidado com o seu corpo.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2