Com a orientação para que as pessoas fiquem em casa em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia, as empresas precisaram se adaptar rápido para que novos formatos de trabalho fossem utilizados. O home office foi a saída encontrada pela maioria das pessoas que podem exercer suas funções de casa de forma segura e sem comprometer a produtividade.
Poucas pessoas contavam com o privilégio de já ter um escritório montado em casa, facilitando a migração, a grande maioria precisou criar um espaço para trabalhar dentro de casa. Apontada como uma tendência que foi acelerada pela pandemia e veio para ficar, o teletrabalho, gerou uma demanda por móveis, equipamentos de escritório e até um novo imóvel em alguns casos. Por isso, se você está trabalhando em casa, mas ainda não investiu na correta adequação de seu espaço de trabalho é hora de repensar, afinal a falta de um espaço bem pensado para o trabalho pode dificultar o exercício de suas demandas diárias.
Confira nosso post com dicas incríveis para criar um home office funcional, bonito e agradável.
Crie um espaço para o seu escritório
O primeiro passo é encontrar um espaço adequado para montar seu escritório, o ideal é que esteja alocado em uma área exclusiva e separada das outras partes da casa, como cozinha e sala, por exemplo. Caso você não tenha um ambiente ou um canto vago atualmente em seu imóvel, avalie investir em um lote residencial e projetar uma casa com espaços dedicados para cada atividade de sua rotina, inclusive o escritório.
Uma casa grande, com espaço dedicado somente para o escritório, vai te dar maior privacidade e a possibilidade de instalar armários para guardar documentos e materiais, por exemplo.
Você pode gostar de: Aprenda a fazer uma horta em casa
A 1M2 tem várias opções de lotes em todo o Brasil e por ser uma plataforma online permite um filtro de busca adequado às preferências pessoais como: tamanho do lote, status da obra – pronto para morar ou com obras em andamento – e valor das parcelas iniciais a serem pagas.
Iluminação e mobiliário
Após criar um espaço físico adequado para seu escritório em casa, foque nesses dois importantes itens: iluminação e mobiliário.
Explore ao máximo a iluminação natural proveniente de janelas e varandas, isso ajuda na regulação do seu ritmo circadiano, que regula todo o funcionamento do corpo humano e o sono, além de contribuir para a economia na conta de eletricidade. Avalie a necessidade de instalar uma luminária caso não tenha luz natural suficiente em seu espaço, há uma grande variedade de preços e modelos que funcionam como elemento decorativo.
É importante seguir regras básicas de ergonomia: o topo da tela do seu monitor deve estar na altura dos seus olhos e a cadeira deve ser ajustada de forma que seus pés fiquem firmes sob o chão ou algum apoio. Os móveis devem proporcionar conforto, a altura ideal para mesas é entre 70 e 75 centímetros, e uma cadeira ergonômica adequada para sua altura e peso ajudam a manter a coluna ereta e o conforto necessário para passar boa parte do dia sentado. Pensando no design, busque modelos que atendam suas necessidades de organização dos objetos de trabalhos, mesas com gavetas e nichos podem ajudar nessa tarefa.
Confira os lotes residenciais disponíveis e comece seu projeto de home office, clique aqui.