A saúde mental na pandemia

Saúde mental: como manter o bem-estar em tempos de pandemia

Além dos cuidados profissionais, existem pequenas ações no cotidiano que podem ajudar no processo de lidar com a pandemia e com o distanciamento social. Confira algumas dicas para iniciar uma rotina mais leve e de autocuidado!

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Sumário

Quais são os cuidados que podemos tomar com nós mesmos para preservar nossa saúde mental na pandemia

A pandemia alterou drasticamente a rotina de todos nós. Fomos obrigados a ficar mais em casa, utilizar mais serviços de delivery, ver os amigos e a família apenas de forma remota e, para boa parte das pessoas, o home office virou padrão. Esta nova realidade chacoalhou nosso psicológico e problemas como depressão e ansiedade deram um salto de casos no Brasil.

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Saúde mental: como mante o bem-estar em tempos de pandemia
Saúde mental: uma rotina mais tranquila é essencial para a saúde mental na pandemia

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Infelizmente, nosso país sempre esteve à frente dos demais em doenças psicológicas, segundo a Organização Mundial da Saúde, que afetam mais de 12 milhões de pessoas por todo o território nacional. Com a solidão do isolamento, tristeza pela perda de pessoas próximas e aflição pela instabilidade econômica, 80% da população brasileira se tornou mais ansiosa, de acordo com estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Antes de mais nada, é indispensável nestes casos que procuremos a ajuda de especialistas, sejam psicólogos ou psiquiatras. Somente esses profissionais possuem o conhecimento aprofundado necessário para nos auxiliar em cada tipo de problema e apontar o tratamento adequado.

No entanto, existem cuidados básicos que podemos tomar para tornar nossas rotinas mais tranquilas e saudáveis, e que nos ajudem a manter a saúde mental em dia. Neste post, listamos algumas ações básicas para conseguir este objetivo.

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Durma bem

Um sono de qualidade é requisito base para a nossa qualidade de vida. Em nossa rotina cheia de compromissos, ainda mais depois da adoção do home office, é normal passemos a dormir cada vez mais tarde e acordar mais cedo. Contudo, o ideal é que descansemos em torno de 7 a 8 horas por noite.

Mas falar é fácil, não é? Como conseguimos ter todo este sono se estamos mais ansiosos? A prioridade deve ser dormir mais cedo para acordar mais cedo. Isso é possível com o descanso gradual da nossa mente conforme anoitece.

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Saúde mental: como mante o bem-estar em tempos de pandemia
Saúde mental: ter um sono de qualidade já é meio caminho andado

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Próximo à hora de deitar, é interessante deixar o celular de lado, desabilitar notificações de redes sociais e de grupos de conversa, e nos entregar a atividades silenciosas e que absorvam a nossa mente, como a leitura de um livro ou escutar um audiobook. Assim é mais fácil o sono vir. A mesma tática pode ser usada quando acordamos durante a noite e vemos que estamos demorando para dormir novamente.

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Capriche no café da manhã

Quando acordamos mais cedo, conseguimos ter mais tempo para nós. E este tempo é precioso. Um bom café da manhã ajuda a transformar o humor do dia.

Não há nada melhor do que começar a manhã com umas torradas na manteiga, ovos mexidos, um café com leite feito na hora, um suco de laranja e um iogurte para fechar a conta. Mas, mais importante do que o cardápio, é o sossego de poder sentar e ler as notícias do dia antes de iniciar a rotina de trabalho.

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Saúde mental: como mante o bem-estar em tempos de pandemia
Saúde mental: o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia

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Este é, inclusive, um bom momento para acessar as redes sociais e se divertir um pouco.

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Não se esqueça das atividades físicas

Cada pessoa prefere se exercitar num horário diferente. Porém, seja qual for a hora do dia, certo é que a atividade física é indispensável. Pode ser uma caminhada, corrida leve, ioga ou pilates.

Os exercícios trazem saúde não só para o corpo, mas também para a mente. Ficamos mais confiantes, felizes com nossa aparência e com a consciência mais tranquila, sobretudo quando saímos da dieta.

Um fator crucial, no entanto, é que o exercício físico não pode ser sinônimo de sacrifício. Devemos fazê-lo por prazer. Por essa razão, é importante praticarmos a atividade que mais gostamos. Em tempos que estamos presos à mesma rotina todos os dias, o exercício pode virar o momento de lazer e satisfação.

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Saúde mental: como mante o bem-estar em tempos de pandemia
Saúde mental: atividades físicas como ioga ajudam a manter o equilíbrio físico e mental

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Embora nem sempre seja possível, os melhores exercícios sempre são os praticados ao ar livre. É claro que isso fica mais fácil quando moramos em locais com boa estrutura para este fim. Os condomínios fechados, como o Innovare, em Bragança Paulista, contam com espaços ideais para isso.

O residencial tem, entre outras coisas, um clube completo de lazer, com campo de futebol quadras poliesportivas, piscina, academia e playground.

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Abuse das frutas

Não existe problema nenhum em comermos um chocolate ou alguma outra besteira durante o dia. Afinal, estamos enfrentando uma rotina bastante estressante e temos o direito de sermos felizes por alguns minutos. Apesar disso, nunca podemos nos esquecer que uma alimentação saudável é ponto determinante em nosso psicológico.

Por isso, a ingestão de frutas é tão importante quanto a de água durante o dia e a noite. Falamos isso porque é muito raro termos vontade ou compulsão por comer frutas, o que faz não ser um movimento natural ir até à cozinha para buscar uma.

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Alimentação saudável
Saúde mental: comer frutas durante o dia melhor auto estima e confiança

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Para alterar esta realidade, temos que transformar este momento mais uma vez no mais prazeroso possível. Misturá-las com um iogurte ou com mel pode ser uma boa estratégia.

Quando temos atitudes como essa, nossa vontade de comer besteiras tanto durante o dia quanto na hora das refeições principais diminui consideravelmente.

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Tenha mais contato com a natureza

Nada é mais desestressante do que ver as árvores, ouvir os pássaros cantarem e respirar um ar puro. Ter mais contato com a natureza nunca foi algo tão valorizado como está sendo agora. Uma caminhada no parque pode fazer a diferença quando estamos falando de saúde psicológica.

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Lendo livro
Saúde mental: precisamos de momentos só nossos, com mais contato com a natureza

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Para algumas pessoas, na realidade, isso é mais fácil, já que elas moram em lugares onde o verde já é abundante. Moradores de condomínios como o Riviera de Santa Cristina, em Paranapanema, por exemplo, contam com uma grande área de preservação perto de suas casas e com a Represa do Jurumirim.

O empreendimento também tem lindas praias privativas, abertas para todos os proprietários, e uma estrutura náutica completa, com iate clube e marina.

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Aproveite mais o tempo livre

é verdade que neste rotina que temos, tempo livre é uma raridade. A própria ansiedade faz com que fiquemos mais ansiosos e sem conseseguir produzir durante boa parte do dia.

Mas é super importante conseguirmos aproveitar aquele momento em que não estamos tomados de compromisso para alguma coisa construtiva para nós. Pode ser um curso on-line, artesanato, aprender a tocar um instrumento, aula de canto ou qualquer outra coisa que nos entretenha e nos faça sair da realidade preocupante por algum momento.

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Saúde mental: como mante o bem-estar em tempos de pandemia
Saúde mental: Ter um hobby ajuda a relaxar

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Termos nossos hobbies vai vai além de entretenimento. É um compromisso que precisamos ter com nós mesmos, quase uma obrigação tendo em vvista nosso bem-estar e saúde mental.

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Resumindo

Mais do que a pandemia, estamos sofrendo com uma grande alta de casos de depressão, ansiedade e outras doenças psicológicas por causa do momento de grande pressão mental pelo qual estamos passando. Para superar esta situação, podemos ter alguns cuidados básicos.

A primeira dica é dormir bem, usando menos o celular a apostando na leitura de um bom livro ao ir se deitar. Na manhã seguinte, apostamos num bom café da manhã para ir entrando no ritmo do dia. A alimentação deve conter muitas frutas do início ao fim do dia.

Não podemos também esquecer dos exercícios físicos e do maior contato com a natureza, que podem ser o momentos de lazer e diversão. Nos demais tempos livres, investimos num bom hobby para agregar à mente.

Essa rotina mais calma e menos estressante fica ainda melhor quando moramos em locais que nos dão estrutura de lazer e espaços ao ar livre, como os condomínios fechados. Nesses locais, temos praticamente tudo que é necessário para diversão a poucos minutos de casa.

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