Como aprovetar o terreno

Como aproveitar melhor o terreno

Se você pensa em construir a tão sonhada casa, separamos algumas dicas para aproveitar ao máximo o espaço disponível, de forma inteligente e prática. Confira!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Entre as várias tendências atuais do mercado imobiliário, é possível identificar duas em especial. A primeira diz respeito aos imóveis de altíssimo padrão, ou imóveis de luxo. Neste tipo de condomínio, as propriedades vem ficando cada vez maiores, com lotes acima de mil metros quadrados. Já o segmentos seguintes, como alto e médio padrão, o movimento é justamente o contrário. Por conta das grandes áreas de lazer que esses loteamentos oferecem, está ocorrendo uma padronização do tamanho dos lotes. que variam entre 300 m2 e 500 m2. Surge então a preocupação de como fazer a casa parecer maior.

Como aproveitar melhor o terreno
Como aproveitar melhor o terreno: diversas técnicas podem ser usadas para fazer a casa parecer maior

Este movimento de leve diminuição do tamanho dos terrenos tem em vista proporcionar mais economia para o proprietário a longo prazo, de modo que ele não precise administrar maior do que o necessário com o passar dos anos, o que faz bastante diferença na qualidade de vida e principalmente na preservação do imóvel.

Em razão disso, arquitetos e decoradores vem precisando ser cada vez mais criativos para fazer com que todas as necessidades dos clientes sejam englobadas em projetos menores. Neste post, trazemos alguns conceitos comuns neste tipo de projeto e que estão ganhando ainda mais força em condomínios e loteamentos de todas as partes do Brasil.

.

Verticalização

Ao passear por bairros tradicionais de qualquer cidade, é comum vermos casas térreas ou com, no máximo, um andar além dele. Este, de fato, é o conceito mais usado até hoje quando se vai construir uma casa.

Nos condomínios fechados não é muito diferente. As regras construtivas da maior parte deles permite, no máximo, apenas dois pavimentos acima do solo. Em alguns casos, é possível um terceiro.

Como aproveitar melhor o terreno
Como aproveitar melhor o terreno: projetos contam com mais de um andar, sendo que alguns deles estão no subsolo

Existem algumas diferenças, porém. Num projeto tradicional, é comum que o primeiro andar, ou segundo pavimento, seja de uma metragem bem menor que o térreo. Isso se explica pela própria necessidade de sustentação da casa.

Mas os projetos mais modernos já possibilitam que o andar de cima seja, no mínimo, do mesmo tamanho do andar de baixo. Em casos mais raros, que utilizam arquitetura inovadora, este segundo andar pode ser até maior que o primeiro (desde que as partes que sobram tenham a devida sustentação, obviamente).

Outra técnica bastante utilizada pelos donos das casas nesses condomínios é crescer a estrutura para baixo. Ou seja, com apenas dois pavimentos acima do chão e o restante deles no subsolo.

Em geral, os empreendimentos não estipulam limite para isso, devendo o dono do projeto apenas se atentar às limitações do terreno e à legislação da própria cidade. Os andares abaixo do solo são muito utilizados em grandes mansões ao redor do mundo, como nas regiões mais ricas da Califórnia.

.

Ambientes integrados

Os projetos tradicionais de residências costumavam dividir bem os ambientes com paredes e colunas. A cozinha era separada da sala, o quarto não era integrado com o banheiro, havia longos corredores, etc. Agora, a tendência das casas mais modernas é justamente o contrário.

Como aproveitar melhor o terreno
Como aproveitar melhor o terreno: integração entre ambientes aumenta sensação de amplitude

Cozinha e sala, agora,, fazem parte do mesmo ambiente – e são separados muitos vezes por um bancada, utilizada para preparo da comida e para refeições.

As suítes, por sua vez, já não possuem uma integração entre as áreas de descanso e de banho, com um espaço mais reservado apenas para o chuveiro e para o vaso sanitário.

Como as áreas abertas são mais valorizadas, poucas são as casas que ainda contam com corredores entre os quartos, pois esses são considerados espaços pouco úteis na planta.

Os ambientes integrados dão uma sensação de amplitude, que reflete positivamente no psicológico dos moradores.

.

Maior uso de luz natural

Embora ainda existem muitas pessoas que gostam de ambientes mais escuros, a verdade é que os projetos mais moderno priorizam a claridade e dispõem de diversos meios para aproveitar cada vez mais a luz solar.

Como aproveitar melhor o terreno
Como aproveitar melhor o terreno: valorização da luz natural é importante

Entre esses meios está o uso do vidro em substituição a algumas paredes. Algumas casas de arquitetura moderna possuem sua fachada principal quase inteiramente de vidro. No caso, a privacidade é garantida pelo uso de cortinas, principalmente à noite, quando a luz artificial interna permite a visão do interior da casa.

Nos banheiros, o uso de claraboias é o mais adequado. Elas permitem não só a entrada de luz natural como uma melhor ventilação. Já nos ambientes inferiores, como salas de estar e de jantar, uma estrutura muito utilizada é a do jardim de inverno, que pode ser decorado de várias maneiras.

.

Pé-direito duplo

Nem sempre a possibilidade de aumentar um lugar está em ir para os lados. Para cima também é uma opção. O uso do pé-direito duplo faz uma grande influência estética num imóvel.

Como aproveitar melhor o terreno
Como aproveitar melhor o terreno: pé-direito duplo dá um ar de casa de luxo ao imóvel

Esta técnica possibilita mais criatividade na hora de decorar e a integração do andar inferior com o superior. O pé-direito duplo também deixa o imóvel com a aparência de uma propriedade de luxo. Tanto é verdade que está sendo usado não só nas casas mais modernas, como também nos apartamentos.

Temos que lembrar, porém, que este modelo diminui a área da casa que pode ser aproveitada pelo morador, assim como dificulta a limpeza de determinados locais mais altos.

.

Móveis sob medida

Para aproveitar 100% os espaços de uma casa nova, é essencial que o mobiliário já seja pensado junto com a estrutura. Neste caso, armários, estantes e até alguns tipos de mesa devem constar no projeto original, de forma que o resto dos móveis sejam dispostos em função deles.

Os locais da casa onde os móveis embutidos são mais importantes são, pela ordem: cozinha, banheiro, lavanderia, quarto e sala. Neste caso, claro, vamos lembrar que o mobiliário embutido deve ser usado onde ele é realmente necessário, porque ele limita a possibilidade de rearranjo posterior.

Já os demais móveis precisam respeitar as proporções do ambientes em que eles estão.

Como aproveitar melhor o terreno
Como aproveitar melhor o terreno: móveis sob medida para cada ambiente

Resumindo como fazer a casa parecer maior

Nos condomínios, é comum vermos terrenos cada vez menores para diminuir os custos de preservação da propriedade. Ao mesmo tempo, as áreas comuns de lazer estão cada vez mais completas. Por essa razão, arquitetos e decoradores estão usando novas técnicas em seus projetos para melhorar a sensação do morador em relação ao espaço que ele tem disponível. Entre essas técnicas, estão:

Como aproveitar melhor o terreno
Como aproveitar melhor o terreno

Verticalização: mais andares, inclusive no subsolo.

Integração de ambientes: diferentes cômodos viram um só.

Uso de luz natural: paredes de vidro, claraboias e jardins de inverno.

Pé-direito duplo: dá uma cara de imóvel de luxo à casa.

Móveis sob medida: já pensados durante o projeto da casa.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2