Como deixar a casa cheirosa

Como deixar a casa cheirosa: veja dicas

Tão importante quanto ter uma casa bem decorada é deixá-la sempre perfumada. Para te ajudar, listamos algumas técnicas simples para você aplicar no seu dia a dia!

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Desde o ano passado, quando passamos a ficar mais tempo em casa, sabemos o quanto é importante permanecer num ambiente agradável. Essa sensação de satisfação se dá pelos diferentes sentidos: a decoração que agrada aos olhos, a tranquilidade tão importante para o ouvido e o conforto térmico. Não menos importante é o olfato. Por isso, neste post, vamos listar as melhores maneiras de como deixar a casa cheirosa.

Como deixar a casa cheirosa
Como deixar a casa cheirosa: flores ajudam a perfumar os ambientes

Cartão de visitas

O aroma da casa é algo que nos prega peças. Isso porque, quando permanecemos por alguns minutos no mesmo ambiente, submetidos ao mesmo odor, acabamos nos acostumado com ele e parando de senti-lo. Só vamos ter a real noção do cheiro quando entramos no lugar novamente.

Logo, ao recebermos uma visita, a primeira sensação que ela vai ter será sentir o cheiro que muitas vezes passa despercebido por nós. Isso pode passar uma impressão muito ruim, principalmente quando temos animais de estimação como cachorros ou gatos.

Assim sendo, podemos tomar algumas atitudes simples que vão deixar a nossa percepção e dos visitantes bem melhor.

Lixo

Uma casa cheirosa é um lugar onde se tem bastante cuidado com os resíduos sólidos, principalmente os orgânicos. E necessário que todas as lixeiras da casa tenham tampas e que elas fechem a abertura do cesto completamente. Isso é ainda mais importante no banheiro, na cozinha e na lavanderia.

Como deixar a casa cheirosa: banheiros são um lugar importante para controle do odor na casa

Embora as lixeiras usadas em quartos e em escritórios recebam em sua maior parte resíduos secos, é interessante mantê-las tampadas também, pois de vez em quando não resistimos à tentação de jogar um restinho de comida ali.

Também é muito importante não deixar lixo acumulado dentro de casa. A limpeza dos cestos deve ser feita todos os dias, com os resíduos sendo levados para as lixeiras externas muito bem embalados. Essas lixeiras externas, por sua vez, também precisam ser bem fechadas.

Limpeza

Tão importante quanto a gestão doméstica do lixo é a limpeza de todos os cômodos da casa, sobretudo banheiros e cozinha. É verdade que não é todo dia que temos a possibilidade de fazer uma faxina completa e também não são todos que possuem condições de contratar alguém para fazer este serviço, mas alguns procedimentos são básicos neste quesito.

Na cozinha, por exemplo, é bom evitar ao máxima o acúmulo de louça suja. Como? Basta lavá-la logo depois de sujá-la. Assim, o trabalho será bem menos penoso, porque a quantidade é bem menor. Neste sentido, temos que dar uma atenção especial às panelas, onde normalmente ficam mais resíduos de comida.

Como deixar a casa cheirosa: uso de difusores é boa tática sobre como deixar o lar cheiroso

Nos banheiros, os vasos sanitários são os vilões. Por isso, uma boa tática é utilizar os desodorizadores e detergentes sanitários, na maior parte das vezes colados na parede do vaso para entrarem em ação sempre que a descarga for acionada.

Para a limpeza do restante da casa, é interessante utilizar produtos neutros, ou com perfume leve, para evitar exageros e cheiros enjoativos após a limpeza.

Flores e plantas

Para quem gosta de uma odorização natural, a melhor pedida são as plantas e flores perfumadas. Elas exalam um odor agradável e ameno e ainda dão uma beleza singular ao ambiente, enchendo-o de vida.

Entre as melhores plantas para conseguir este resultado, estão as lavandas, as peônias, as jasmins e as glicínias, entre tantas outras.

Para encher a casa de plantas, no entanto, é preciso saber quais que se adaptam melhor ao lugar. Existe bastante variedade conforme a iluminação natural e exposição à umidade. Outro detalhe a se preocupar também é que algumas delas podem ser bastante tóxicas se ingeridas por um animal de estimação.

Roupas, calçados e tecidos

Quando falamos em roupa suja, não estamos nos referindo apenas àquela camisa, meia ou roupa íntima que usamos durante o dia e, sem querer, acabamos esquecendo em algum cômodo antes de levar para a lavanderia. Estamos nos referindo também a sofás, cortinas, lençóis almofadas e caminhas pet, além de qualquer outro tecido que acumule sujeira ao longo do tempo.

Decoração casa cheirosa
Como deixar a casa cheirosa: velas também podem ser usadas para aromatizar o local

Para diminuir a incidência de odores desagradáveis nesses materiais, podemos usar higienizadores, capas protetoras fáceis de lavar ou que sejam impermeáveis e não podemos esquecer de, vez ou outra, deixar estes objetos ao sol. A luz solar é uma ótima inibidora de maus odores, diga-se de passagem.

Em relação aos calcados, é interessante que eles tenham um local destinado apenas para eles. Mesmo assim, pelo menos uma vez por semana, é recomendável deixá-los ao ar livre.

As roupas de uso pessoal, sempre que trocadas, precisam ir para a lavanderia o mais rapidamente possível, pois têm o poder de impregnar seu cheiro nos ambientes onde são depositadas. Lembramos aqui a importância de estabelecer uma rotina constante de lavagens, pois, assim como o lixo, elas não podem se acumular.

Aromatizadores e difusores

Os aromatizadores possuem poder sem igual de deixar uma casa perfumada, mas precisam ser usados com parcimônia. Em geral, eles possuem um cheiro forte, que pode ser enjoativo para os mais sensíveis, e podem mascarar a má higiene de alguns ambientes.

É recomendável o uso de aromatizadores apenas em situações especiais, como um jantar com visitar ou algo do tipo. E vale lembrar que, caso haja um odor muito ruim no lugar, o aromatizador pode até ser prejudicial, pois passará a concorrer com o outro cheiro, formando uma mistura que certamente será desagradável.

Como deixar a casa cheirosa: aromatizadores são eficientes, mas devem ser usados com cuidado

Uma opção interessante aos aromatizadores são os difusores, que espalham o perfume em pequenas quantidades. Eles são adequados para praticamente todos os cômodos da casa.

Velas e incensos

Para quem gosta de dar à casa uma atmosfera mais relaxante, o uso de velas aromatizadas e incensos é o ideal. As velas, principalmente, são ajudam bastante na decoração, ao garantir uma meia luz bastante intimista. Além disso, conferem ao lugar um aspecto bem romântico. Entre suas vantagens, está o odor leve.

Já o incenso libera um aroma mais forte, por isso deve ser usado com moderação. Seu uso é indicado para lugares abertos e com maior corrente de ar.

Resumindo como manter a casa cheirosa

Como deixar a casa cheirosa: difusores garantem que o aroma seja espalhado de forma leve

Diversas táticas podem ser usadas para manter a casa cheirosa, tanto para nós quanto para as visitas. Listamos as principais aqui:

  • Lixo: manter todos os cestos fechados e fazer a limpeza deles diariamente.
  • Limpeza: Lavar a louça sempre após o uso, usar detergente sanitário nos banheiros e produtos de limpeza neutros ou com odor leve no restante da casa.
  • Flores e plantas: decorar a casa com as melhores espécies, que também exalar aromas agradáveis, como lavandas e jasmins.
  • Tecidos e calçados: tanto roupas de uso pessoal quanto os demais tecidos presentes em uma casa precisam de higienização constante, exposição ao sol e, no caso dos calçados, ambiente especial para eles.
  • Aromatizadores e difusores: podem ser usados em ocasiões especiais, com cuidado. Os difusores são boas opções para aromatização gradual do ambiente.
  • Velas e incensos: conferem uma atmosfera mais relaxante e até romântica ao ambiente, além de perfumá-lo.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2