Uma casa de veraneio para chamar de sua

Além de garantir as férias em família, imóvel na praia ou campo pode ser um bom investimento.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

Com sua vasta extensão territorial, o Brasil reúne vários destinos turísticos interessantes. A casa de veraneio (férias), antes vista como investimento de alto custo, acessível apenas para classes com renda mais elevada, pode ser agora encarada por novas vertentes. A realidade trazida pela pandemia e a expansão imobiliária trazem novas possibilidades para esse tipo de construção.

Encontrando a região

O primeiro passo para quem pretende investir em uma casa de veraneio com foco em obter um retorno satisfatório em pouco tempo é fazer uma pesquisa profunda sobre a região desejada. Destinos de férias com localizações mais badaladas requerem maior investimento e oferecem maiores rentabilidades na mesma proporção. Por isso, é importante realizar uma consulta de mercado para ter noção dos valores médios de aluguéis praticados na região e avaliar o potencial de retorno financeiro frente ao valor do investimento.

Variáveis que também impactam na atratividade de um imóvel para temporada são: itens de segurança do condomínio, diferenciais como área de lazer, piscina, distância do mar (em cidades litorâneas), do centro comercial, fluxo de carros e de pessoas em circulação durante a alta temporada também devem impactar na escolha. O retorno do investimento dependerá de todos esses itens, mas podemos afirmar que a localização é a principal, pois determina o valor de compra, o preço cobrado pelo aluguel e a rotatividade dos inquilinos.

Você pode gostar de: Conheça bons motivos para investir em lotes e terrenos

O interesse do brasileiro por viagens e turismo é um traço cultural, períodos de férias, feriados prolongados, datas comemorativas geram tráfego de pessoas e criam demanda por acomodação na praia e campo. Mesmo tendo uma rede hoteleira à disposição, muitas pessoas preferem se hospedar em um apartamento como forma de ter mais espaço, privacidade e conforto. Com a popularização do Airbnb, serviço online comunitário para as pessoas anunciarem, descobrirem e reservarem acomodações e meios de hospedagem, a comunicação entre locatários e turistas ficou ainda mais facilitada. Outra vantagem para os hóspedes está no pagamento de menos taxas e maior liberdade de entrar e sair a hora que quiser, com flexibilidade no check-in e check-out.

Custos de manutenção

Para que seu imóvel de veraneio esteja entre os mais procurados pelos turistas é recomendável: manter as acomodações em bom estado, investir em uma divulgação eficiente com fotos reais, iluminadas e que valorizem os atrativos, ter mobília adequada para o conforto em todos os cômodos e cobrar valores de aluguel que sejam condizentes com o praticado pelo mercado. Quando o imóvel cumpre esses requisitos e atende à demanda por boa localização e infraestrutura, é bastante improvável que fique desocupado durante a alta temporada.

Para evitar problemas comuns relacionados à negociação de temporada é possível tomar medidas como a elaboração de um contrato e solicitação de pagamento adiantado como garantia de minimizar os riscos. Dessa forma, o proprietário terá respaldo jurídico para assegurar a conservação da integridade do apartamento ou a casa em questão.

Além do retorno financeiro gerado por um imóvel de veraneio, também é boa alternativa para quem deseja ter sempre à disposição um lugar para descansar e passar momentos de relaxamento com a família e os amigos. A compra de uma casa de praia ou campo garante uma economia com custos de viagens e passeios que, geralmente, são altos considerando os valores cobrados em hotéis e em restaurantes. Não se gasta com hospedagem e se economiza com alimentação, já que as refeições podem ser preparadas em casa.

Você pode gostar de: Saiba o que avaliar ao comprar um lote residencial

No momento atual de isolamento social, ter acesso a um lugar próximo à natureza, como uma casa de veraneio, também ajuda no combate a ansiedade e pode minimizar sentimento de medo, na medida em que favorece o convívio em família e reforço de laços, funcionando como grande aliado contra o estresse. 

Aqui na 1M2, nós descomplicamos a sua experiência ao comprar um lote. Através da nossa plataforma, você descobre mais sobre os empreendimentos, agenda uma visita e ainda pode simular o financiamento, ficando a um passo de ser dono do m² ideal. Clique aqui e saiba mais.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2