Capitolio - Minas Gerais

As maravilhas de Capitólio, em Minas Gerais

Que tal ter uma casa em uma das cidades mais querindinhas do Brasil? Captólio-MG é repleta de cachoeiras deslumbrantes e paisagens de tirar o fôlego. E o melhor, você pode ter acesso à essa natureza exuberante sempre que quiser! Venha conhecer e se apaixonar por essa cidade, e um novo conceito de viver bem.

Compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sumário

O estado de Minas Gerais é sem dúvida um centro turístico no meio do Brasil. Apesar de não ser banhado pelo oceano e, por isso, não ter praias, o estado possui uma infinidade de roteiros de turismo natural, aventura e histórico. Podemos dizer que é praticamente impossível conhecer o que MG tem em apenas uma vida. E um ótimos exemplo das maravilhas guardadas ali naquele território é o município de Capitólio.

Capitólio está a 75 km de Passos e a 175 km de Franca. Nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Canastra, o município é banhado pelo Lago de Furnas, formado pelo Rio Grande na altura da Usina Hidroelétrica de Furnas.

Usina Hidrelétrica de Furnas

A região é cheia de belas paisagens e ótimas opções para passeio, sendo preciso muitas visitar para degustar todos os passeios. Por causa disso, muitos começaram a fazer de Capitólio a sua casa nos fins de semana.

Aqui, vamos tentar detalhar todas as maravilhas de Capitólio e mostrar por que este é um destino que conquista cada vez mais pessoas de SP, MG e de todo o Brasil. Acredite: você vai querer se mudar para lá.

A Cidade de Capitólio

Considerada a capital do Lago de Furnas, Capitólio é uma pequena cidade de menos de 10 mil habitantes. Sua história começa no fim do século 18, com a chegada dos portugueses Machado de Faria e Gonçalves de Morais. Ambos de espantaram com a beleza da região e decidiram morar naquele lugar praticamente inexplorado.

Em algumas décadas, começaram a surgir as primeiras fazendas na região, impulsionadas com o rápido desenvolvimento do comércio nas redondezas. Mas a cidade propriamente dita começou a ser formada na década de 1830, com os irmãos João Francisco, Manoel Francisco e Antônio Francisco. Obviamente, o lugar logo ficou conhecido como Arraial dos Franciscos.

Capitólio MG
Cidade de Capitólio

Já no fim do século 19, com a chegada de outros fazendeiros e crescimento da população, foi erguida a capela de São Sabastião, fazendo com que o local ficasse com o nome de Arraial de São Sebastião dos Franciscos, elevado à categoria de distrito em 1923, de vila em 1938 e finalmente de município em 1948.

O nome da cidade de Capitólio, segundo dizem foi uma forma de relembrar as grandezas de Roma e eternizar os Cabeças, como eram conhecidos os três Franciscos. Capitólio deriva do latim “capitis, caput” que significa cabeça, topo. Também era o nome dos antigos templos romanos dedicados a Júpiter.

Perfil de Capitólio

Capitólio guarda ainda muito de sua história pelas ruas de paralelepípedo de construções antigas. O relevo montanhoso permite que de vários pontos da cidade seja possível apreciar a vista tanto para a área urbana quanto para as florestas e para o Lago de Furnas.

A economia local gira em torno da agropecuária, comércio e do turismo, como não poderia ser diferente. Capitólio faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais que é composto por cidades, como Carmo do Rio Claro, Cássia, Delfinópolis, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pratápolis e São João Batista do Glória.

É também uma é uma das cidades escolhida pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR-MG como Destino Indutor de Minas Gerais, sendo definidos 17 destinos que serão trabalhados como estratégicos para o mercado nacional.

Pontos turísticos de Capitólio

 O encontro da Serra da Canastra com o Lago de Furnas traz para Capitólio uma coleção de paisagens e passeios únicos, como canyons, cachoeiras e lagos. Abaixo, você pode conhecer mais sobre os principais pontos turísticos no município.

Vales e cânions se destacam na paisagem de Capitólio

Cânions

Os canyons do Lago de Furnas estão entre os passeios turísticos mais belos do Brasil e do mundo, conforma avaliação dos próprios visitantes. As fendas nas pedras e águas cristalinas proporcionam grandes momentos de aventura e lazer, além da sensação de estar em contato constante com a natureza. Vale um destaque especial para os paredões com mais de 20 metros de altura.

Morro do Chapéu

Uma das vistas mais extraordinárias da região, o Morro do Chapéu reserva um caminho até o topo com várias cachoeiras, animais e vegetação exuberante. Seu topo plano permite apreciar toda a redondeza, incluindo os municípios vizinhos.

Cachoeira do Grotão

Um lugar tranquilo para divertimento de toda a família. Com uma queda d’água de 13 metros de altura, o local possui uma rica fauna e fácil acesso.

Cachoeira da Capivara

Outro lugar tranquilo para passeios menos aventureiros, a Cachoeira da Capivara é acessível por meio de trilhas leves ou moderadas, que dão acesso a diversas piscinas naturais.

Em casa lugar, Capitólio reserva uma surpresa

Cascata Eco Parque

Imagine num mesmo local uma infinidade de cachoeiras, quedas d´água, piscinas naturais de todas as profundidades e cânions. Esta é a região do Cascata Eco Parque. São diversas cascatas que atravessam as fendas dos cânions, com paredes coloridas, em sucessivas quedas até chegar na Cachoeira Cascatinha, que tem 24 metros de altura. A área do lugar é de aproximadamente 80 hectares.

Como chegar em Capitólio

A única maneira de se chegar em Capitólio é por meio da estrada. O aeroporto mais próximo da região é o de Ribeirão Preto, distante mais de 200 km de Capitólio e das cidades do entorno.

De carro, o principal caminho é pela rodovia MG-050. É esta a estrada que leva a boa parte das atrações turísticas também. De fato, viajar de carro em Capitólio é mesmo a melhor opção, pois também permite a visita de várias lugares no mesmo dia,

Viajando de carro

A MG-050 é a principal rodovia que leva a Capitólio e também onde está grande parte das atrações da região. Viajar de carro é a maneira mais econômica para quem pretende fazer diversos passeios em Capitólio, por isso é uma ótima opção para chegar à cidade. 

Já se a ideia é evitar alugar um carro até chegar na cidade, a melhor opção é mesmo o ônibus. Há trajetos saindo de Belo Horizonte, São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. Assim, o viajante pode chegar ao destino mais descansado e preparado para as aventuras.

Caso o viajante também não queira utiizar carro na cidade, uma opção é contar com os translados das agências de turismo que operam na cidade.

Moradia

Como já falamos, muitas pessoas tem buscado adquirir casas na região de Capitólio para curtir as férias e os fins de semana em meio à natura. Isso fez com que o mercado imobiliário na região se desenvolvesse bastante, inclusive com o surgimento de loteamentos e condomínios.

Os melhores exemplos é o empreendimento Enseada do Lago, que tem lotes disponíveis na plataforma 1M2.

Lotes do Enseada do Lago tem mais de 1,2 mil metros quadrados

O terreno à venda fica a apenas 3 km de Capitólio, a 300 metros de escarpas do lago, o condomínio fechado conta com toda infraestrutura e lazer , incluindo garagem de embarcações. Os lotes para construção das casas possuem em média 1200 metros quadrados, ou seja, uma grande área para piscinas, churrasqueiras e até espaço para esportes em cada casa.

Vista do empreendimento Enseada do Lago, em Capitólio MG

Resumindo

Capitólio é um dos municípios com paisagens naturais mais belas do país, numa junção de lagos, cânions e cachoeiras que deixam qualquer visitante maluco. Com uma história rica, a cidade mantém suas características e se transforma e um ótimo passeio cultural também.

A cidade também possui uma rica história, muito bem preservada em suas ruas e edificações. A economia local gira muito em torno do turismo, sobretudo de pessoas vindas de Belo Horizonte, São Paulo e Ribeirão Preto.

Todo este potencial faz desenvolver o mercado imobiliário, com o surgimento de empreendimentos como Enseada do Lago, que possui lotes de mais de 1,2 mil metros quadrados e uma infraestrutura completa e lazer e segurança.

Receba nossos conteúdos no seu e-mail. Fique por dentro das novidades da 1M2